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quarta-feira, 6 de março de 2013

TEATRO: JOGOS CENICOS- I PARTE

     Tambem conhecidos como jogos cenicos ou representaçoes dramaticas.
     Do latim "theatrum", emprestimo do grego "theatron"= teatro.
     Era o lugar dos jogos publicos. Reuniao de espectadores ou ouvintes. Do verbo grego "theas, thai-ver, contemplar, olhar, ou seja, teatron=contemplaçao.
     Edificio ou lugar, destinado a representaçao de obras dramaticas, operas ou outros espetaculos publicos, realizados na grecia antiga e na Roma antiga. Arte de compor obras dramaticas ou representa-las.
     O teatro grego nasceu da religiao. Originou-se na uniao da religiao com a pornografia(imoralidade), devido a sua origem, que Aristoteles(384-322 a.C.), filosofo grego, atribui as  procissoes organizadas em honra de Dionisio, deus do vinho e dos prazeres(divindade particularmente desavergonhada). Em lugar de velas e oraçoes, pedia aos fieis simbolos do seu culto e versos celebrando o sexo.
     As dionisias, festas populares atenienses em honra ao deus dionisio, incluiam uma procissao em que a antiga estatua de madeira desta divindade era carregada do templo ao teatro. Apos os sacrificios rituais, se desenrolava a parte essencial da festa: as representaçoes dramaticas. As primeiras obras teatrais de relevo foram algumas tragedias representadas no seculo VI a.C. As tragedias faziam parte destas festas idolatras praticadas em comemoraçao do retorno da primavera e a fertilidade dos campos. A propria palavra "tragedia" mostra essa ligaçao entre o teatro e os ritos populares. "Trageidia" deriva do grego "tragos" que significa "bode"= animal muito usado em sacrificios a esta divindade. Os espetaculos teatrais de entao nao so serviam para diversao publica, como faziam parte integrante do culto. Assim, nessas festas em honra a dionisio, demeter e outras divindades, apresentavam-se atores mascarados de satiros(bodes), ninfas, etc cantando nos intervalos das danças e dos coros, a historia do deus homenageado. Satiro era o deus campestre dos gregos e romanos, companheiro de dionsio(ou Baco). Os primeiros atores do teatro grego foram praticantes desse culto: apresentavam-se fantasiados de satiros, com um rabo de cabra preso ao traseiro e certos enfeites de couro vermelho(orgao sexual masculino). O que para nos e obsceno, para os gregos era apenas a marca da religiosidade, expressao de forças magicas da fecundidade e procriaçao, que garantiam(segundo eles) a continuidade da vida. O carater liturgico do teatro, que na realidade era uma especie de "oratorio", patenteava-se na colocaçao, no palco de honra, uma estatua de dionisio, a qual sacrificava uma cabra, antes de começar a peça. O local do espetaculo era o proprio templo e gozava das mesmas prerrogativas de santuario durante a representaçao. Por isso, qualquer delito que ali ocorresse era considerado sacrilegio e punido, imediatamente, com a morte.
     Portanto, encenar peças eram a forma dos gregos honrarem os seus deuses, sendo dionisio o deus do teatro. As obras dramaticas se desenvolveram a partir de cançoes e danças que eram apresentadas durante a adoraçao a este deus. As peças aconteciam num circulo de piso plano chamado "orquestra", que quer dizer em grego "lugar de dançar". Originalmente, era provavelmente a area reservada para debulhar(tirar os graos) do milho nas aldeias gregas. Um coro de cantores e dançarinos sempre desempenhavam um papel importante em qualquer  peça grega. Aos poucos, porem, seu lider foi separando-se deles e passando a fazer comentarios falados. Essa foi o inicio da "encenaçao". Nao havia mulheres atrizes, os homens representavam o papel feminino. Essa era a razao por que todos usavam mascaras, que tambem ajudavam a projetar a voz dos atores na plateia.
     Flavio Josefo(37-103 d.C.), escritor e historiador judeu, instruido na vasta cultura judaica, relata: "Este principe dos judeus(Hircano) recebeu tambem outra grande honra da republica de Atenas.....decretou-se honra-lo com uma coroa de ouro, erguer-lhe uma estatua de bronze no templo de Demas e das Graças e fazer-se publicar por um arauto, nos lugares de exercicios publicos da luta e de corrida e no teatro, quando ai se representavam novas comedias ou tragedias em honra de Baco, de Ceres e de outras divindades, que essa coroa lhe foi dada por causa de sua virtude".
     Em 534 a.C., Terpis apresentou a primeira tragedia no teatro situado no santuario de Dionisio, no flanco da Acropole(Grecia). Havia outros teatros nos santuarios deste deus: em Pireu, em Golitos, em Salamina e em Eleusis, etc As representaçoes constituiam, em Atenas, uma forma de culto publico, em homenagem prestada pela cidade a Dionisio. As peças teatrais se realizavam por ocasiao de uma festa da divindade, sob a presidencia de um sacerdote e organizada pelos magistrados da cidade. As tres  grandes datas dos festivais dramaticos eram: 1) Dionisias maiores ou urbanas(fins de março); 2) Dionisias menores ou campestres(em dezembro); 3) As Leneias(em janeiro). Apesar do carater religioso das representaçoes teatrais, o publico nao fazia a menor cerimonia em manifestar seus sentimentos de maneira emocionante: aplaudia, se ficavam satisfeitos; caso contrario, assobiava ou batia os pes.
     Por ocasiao das realizaçoes das comedias gregas, proclamava-se uma especie de tregua para a decencia, concedendo a todos, velhos, homens e mulheres, o direito de violar os preceitos da moral e conduta familiar. Devido a isto, as peças ficavam sempre cheias de imoralidades.
     Esquilo(525-456 a,C.), autor grego, foi talvez o primeiro a encenar a açao narrada. Outros autores, como Sofocles(496-406 a.C.), Euripides(480 a.C.-406 a.C.), Aristofanes(450-385 a.C.), Tucidides(460-400 a.C.), Cratino(520-423 a.C.), Eupolo, Demostenes(384-322 a.C.), entre outros, contribuiram para o seu  aperfeiçoamento.
     Em 465 a.C., um (1) antes de se realizar a 79ª olimpiada, em louvor a Zeus, houve as decoraçoes cenicas de Agatarco para os dramas de Esquilo. Em 319 a.C., um(1) ano apos se realizar a 97ª olimpiada, foram representadas as primeiras peças em Roma, havendo alcançado grande exito o genero comedia. Na Grecia, a comedia surgiu com Aristofanes, considerado o maior poeta comico do pais. Em 330 a.C., dois(2) anos apos ter se realizado a 112ª olimpiada, foi concluida a edificaçao do teatro de Dionisio, em Atenas, por Licurgo(396-324 a.C.). Em 200 a.C., ano da 145ª olimpiada, foi implantado um teatro, com recitativos(trechos declamados) e silhuetas(desenhos de perfis humanos) nas cavernas hindus. Em 55 a.C., um(1) ano apos a 181ª olimpiada, foi construido o primeiro teatro de pedra em Roma, edificado por Pompeu. Em 13 a.C., um(1) ano antes de se realizar a 192ª olimpiada, foram construidos mais dois(2) teatros de pedra: 1) Teatro Cornelius Balbus; 2) Teatro de Marcelo, levantado pelo Imperador Otavio Augusto, denominando esta obra com o nome de seu genro "Marcelus"(Marcelo).

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