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quarta-feira, 27 de março de 2013

OS JOGOS GLADIATORIOS.

     Os jogos gladiatorios(latim: "Ludi Gladiatorii") tiveram o seu auge entre os seculos II a.C. ate V d.C. em Roma e em seus territorios dominados. Entretanto, os combates eram muito antigos. Em sua origem, os jogos eram um costume etrusco, onde servos e escravos lutavam ate a morte em ritual funebre para homenagear o morto, tranquilizando o seu espirito.
     A  palavra gladiador deriva do latim "gladius", que significava "espada curta", usada por estes atletas.
     Gladiador era um lutador escravo treinado na antiga Roma e suas provincias. Disputava para distrair o povo e o duelo so terminava quando um deles morria, ficava desarmado ou ferido sem poder combater. Nesse momento da peleja era determinado por quem presidia os jogos, se o derrotado morreria ou nao, frequentemente influenciado pela reaçao dos espectadores do duelo. Alguns dizem que bastava levantar o polegar para salvar o lutador; outros dizem que era a mao fechada que deveria ser erguida.
     As primeiras lutas conhecidas aconteceram em Roma em 286 a.C., no começo da primeira guerra Punica, todavia o esporte teve inicio com os etruscos.
     Durante cerca de sete(7) seculos, as lutas de gladiadores entre si(ordinari) ou contra animais ferozes, o que era menos valorizado e prestigioso para os combatentes, foram  um dos espetaculos preferidos dos romanos. O Coliseu era o principal palco destas disputas, em Roma, e suas ruinas ainda se constituem numa atraçao turistica desta cidade.
     Certa vez, Androcles, um escravo fugitivo foi recapturado e lançado na arena do anfiteatro para ser devorado por um leao, porem o animal reconheceu nele o homem  que outrora lhe havia extraido um espinho de sua pata e nao lhe fez mal algum. Perplexo o Imperador concedeu-lhe perdao por seus crimes e Androcles passou a ganhar a vida exibindo o seu leao domesticado nas casas de vinho(tavernas).
     Com as conquistas territoriais, os escravos se constituiram na principal mao-de-obra da Republica Romana. Submetidos as condiçoes desumanas de vida e de trabalhos forçados, eram frequentes suas manifestaçoes de revolta. Alguns desses movimentos foram reprimidos rapidamente; outros, contudo, reuniram grande numero de escravos e duraram mais tempo. Uma dessas revoltas ocorreu entre 73 e 71 a.C. Seu lider era um gladiador chamado Espartaco. Apos ter fugido com outros 73 gladiadores de seu cativeiro em Capua, Espartaco reuniu um exercito de mais de 60 mil escravos. A frente dessa tropa, percorreu quase toda a provincia italica, vencendo varias vezes as legioes romanas. Ao se dirigirem para Roma, porem, foram derrotados por tropas comandadas pelo general Marcus Crasso. Cerca de 6 mil escravos foram condenados a morte na cruz.
     Devido ao tratamento mais humano, a possibilidade de alcançar a liberdade e ate mesmo a fama, ser gladiador era melhor do que ser um simples escravo. Na epoca dos Imperadores Caligula, Claudio e Nero, alem da condenaçao ao anfiteatro por crimes graves, foi estendida tambem sentenças de menores culpas, o que aumentou o interesse pelos combates. Imperadores tambem participaram das lutas, obviamente vencendo: Caligula(37-41 d.C.), Comodo(180-192 d.C.), Tito(79-81 d.C.), Adriano(117-138 d.C.).O Imperador Tiberio nao investiu em grandes obras no imperio e nem na realizaçao dos Grandes Jogos, economizando cerca de 3 milhoes de sestercios. Caligula, ao assumir o governo, gastou esta fortuna em construçoes extravagantes e nas realizaçoes dos jogos no Circo e no Anfiteatro: espetaculos tao gradiosos quanto crueis. Tinha paixao pelas corridas de quadrigas e para o seu cavalo de corrida favorito chamado Incitatus, construiu um estabulo de marmore com manjedouras em marfim. Oferecia jantares em nome deste animal e pretendeu-lhe dar-lhe o cargo de consul. No anfiteatro, participou como gladiador tracio: portando escudo redondo, um capacete, um ferro curvo com espada curva, armadura no braço direito e nas pernas. Ja o Imperador Comodo mostrou-se "mais selvagem que o imperador Domiciano" e "mais louco do que o imperador Nero". Dedicou-se a vicios sexuais depravados e participou como gladiador no anfiteatro Coliseu. Nos jogos de novembro do ano 192 d.C., matou varios animais domesticos e selvagens. Ameaçou o Senado exibindo uma cabeça de avestruz e uma espada ensanguentada. Com este gesto assinou sua sentença de morte, pois os senadores o enveneraram e o  estrangularam neste mesmo ano.
     Os gladiadores mais bem sucedidos ganhavam, alem de popularidade, muito dinheiro e, com o tempo, podiam largar a carreira de forma honrosa. Estes privilegiados ganhavam uma pensao do imperio e um gladio(espada de madeira) simbolo da liberdade. O sucesso e o afeto feminino eram outros fatores que contavam a favor deste estilo de vida. No que diz respeito a admiraçao das mulheres, diz-se que Comodo(180-192 d.C.), filho do Imperador Marco Aurelio(161-180 d.C.) e Faustina, era na verdade, o fruto de uma ardente paixao dela com um gladiador. O poeta romano Juvenal(67-127 d.C.), confirma essa admiraçao feminina com outro relato, onde a esposa do Senador Eppia fugiu com um gladiador para o Egito. O escritor Roland Auguet cita uma pichaçao contida na cidade de Pompeia, antes de sua destruiçao pelo vulcao Vesuvio(no ano 79 d.C.), que dizia : "Celadio, o thraex, 3 vezes vencedor e 3 vezes coroado, adorado pelas jovens". O mais famoso dos gladiadores talvez tenha sido o campeao Publio Ostorio, que no Anfiteatro de Pompeia, venceu em 51 combates. Outros homens livres buscavam os jogos gladiatorios com outros objetivos. Relatos contam que "um homem se ofereceu para lutar por 10 mil dracmas para auxiliar um amigo endividado". "Um jovem lutou para conseguir dinheiro para o funeral do pai". "Outros se tornavam gladiadores apos a falencia". "Ex-gladiadores tambem voltavam a arena do anfiteatro quando a oferta era grande".
     No geral, os gladiadores nao lutavam mais que tres(3) vezes ao ano. Viajavam em grupos conhecidos como "familias", quando iam combater em outras cidades. O treinador, conhecido como "latinista"(ou carniceiro) os acompanhava. Estes atletas eram, em grande parte, vegetarianos. Alimentavam-se basicamente de feijao e cevada. O motivo e o fato de que a carne era um alimento caro e eles eram escravos.
     Eram comuns nas lutas as participaçoes de anoes, sendo que combatiam entre si ou em grupos contra gladiadores normais. Haviam tambem gladiadores femininos, que pelejavam com um seio exposto e usavam as mesmas vestimentas dos lutadores masculinos. O Imperador Domiciano(81-96 d.C.) gostava de ver as disputas entre anoes e mulheres. No ano 200 d.C., o Imperador Setimo Severo(193-211 d.C.) proibiu os combates femininos.
     O Imperador Claudio(41-54 d.C.) era tao apaixonado por estes jogos, que quase nunca poderia ficar sem eles. Para aumentar mais a crueldade, proibiu o uso de capacetes com que estes atletas usavam quando entravam na arena. Queria que todos combatessem com a cabeça descoberta, servindo de prazer tanto para ele quanto ao povo romano, vendo nos aspectos aterrorizados dos combatentes a presença da morte, no arregalar dos olhos; nas expressoes da boca e o ultimo suspiro acompanhado de profundas agonias.
     O entusiasmo de toda o publico nestes espetaculos e indescritivel. A qualquer ferimento, o povo se levantava em sinal de aprovaçao e quando o vencedor lançava por terra o seu oponente e o tinha debaixo dos joelhos com a espada apontada sobre o pescoço, esperando a ordem do povo, para determinar a vida ou a morte do perdedor, a plateia gritava e os aplausos ecoavam em todas as galerias do anfiteatro. Se acaso o gladiador demonstrasse misericordia para com o vencido, logo os espectadores se enchiam de odio, exclamando em alta voz: "fere, mata, queima!"
     O Imperador Tiberio(14-37 d.C.), o segundo(2º) Imperador de Roma, demonstrou-se desanimado com a politica. Em 22 d.C., compartilhou os poderes tribunicios com o seu filho Druso, o jovem e começou a realizar excursoes a Campania que se tornavam mais longas a cada ano.Os jogos faziam parte da politica "Pao e Circo", instituida pelo imperio romano, sendo a distribuiçao de trigo e diversao ao povo, forma de amenizar futuras revoltas no imperio devido aos problemas sociais.
     O povo romano somente apoiava o poder imperial num aspecto: o favor ou a hostilidade do governante. As constantes realizaçoes dos grandes jogos nos Circos e anfiteatros, levava o Imperador a conquistar a amizade da populaçao. Tiberio, dentre as leis que aplicou, delimitou as despesas com os jogos e espetaculos. Extinguiu os combates de gladiadores, provocando a insatisfaçao dos romanos com este imperador. Durante o seu reinado poucas obras foram executadas: 1) A construçao de um templo dedicado a Otavio Augusto; 2) Reatauraçao do Teatro Pompeu, que nao se concluiu ate o reinado de Caligula. Recusou a ser adorado como um deus, tal como fizeram com Julio Cesar e Otavio Augusto. Apenas permitiu a construçao de um templo em sua honra na cidade de Esmirna e uma cidade em sua honra chamada Tiberiade(na costa ocidental do mar da Galileia), edificada por Herodes Antipas. No dia de sua morte, em 16/03/37 d.C.,  Roma recebeu com grande entusiasmo.Foi durante o governo de Tiberio que Jesus Cristo começou o seu ministerio, foi crucificado e iniciou-se o surgimento da igreja.:"E no ano quinze do imperio de Tiberio Cesar, sendo Poncio Pilatos presidente da Judeia..."(Lucas 3:1).
     A partir dos estudos de 120 esqueletos de gladiadores mortos nos combates ou executados na arena do anfiteatro, pesquisadores austriacos traçaram um retrato, baseado em evidencias materiais, de como eles morreram. O mais impressionante eram as formas de execuçao dos gladiadores derrotados. Aquele que tivesse ferimentos leves, esperava de joelhos pelo julgamento da plateia. Caso a decisao fosse pela execuçao, ele era morto com um golpe de espada na jugular(garganta). Se estivesse muito debilitado, era mantido de quatro na areia e recebia o golpe nas costas, na altura do ombro. A lamina penetrava entre os ossos e chegava diretamente ao coraçao. As ossadas estudadas, datadas dos seculos III e IV d.C., foram achadas na antiga cidade de Efeso, a mais movimentada da Asia Menor, na epoca, com cerca de 200 mil habitantes. Sua arena, adaptada sobre um teatro grego, podia acomodar 25 mil espectadores, a metade da lotaçao do Coliseu em Roma. Os arqueologos encontraram junto as tumbas muitos desenhos e inscriçoes a respeito da vida dos gladiadores, que permitiram identificar, por exemplo, um jovem de 21 anos, que treinava para ser gladiador desde os 17 anos e foi morto na 5ª vez em que se apresentava no anfiteatro.
     Arqueologos descobriram em Roma, a tumba do gladiador Marcus Nomius Macrinus, um dos favoritos do Imperador Marco Aurelio(161-180 d.C.), que teria dado grandes vitorias ao Principe romano. O tumulo foi encontrado na Via Flaminia em otimo estado de conservaçao, devido a lama oriunda do rio Tiber, seculos atras.
     O Imperador Vespasiano escreveu uma carta, antes de morrer ao seu filho, general Tito, futuro imperador de Roma, datada do dia 22 de junho de 79 d.C., que dizia: "Tito, meu filho, estou morrendo. Logo eu serei po e tu, imperador. Espero que os deuses te ajudem nesta ardua tarefa, afastando as tempestades e os inimigos, acalmando os vulcoes. De minha parte, so o que posso fazer e dar-te um conselho: nao pare a construçao do Anfiteatro Flaviano(Coliseu). Em menos de um ano ele ficara pronto, dando-te muitas alegrias e infinita memoria. Alguns senadores o criticam, dizendo que deveriamos investir em esgotos e escolas. Nao de ouvidos a esses poucos. Pensa: onde o povo prefere pousar sua nadega: numa privada, num banco de escola ou num estadio? Num estadio, e claro. Sera imensa propaganda para ti. Ele ficara no coraçao de Roma pelos seculos e sempre que olharem dirao: 'estas vendo este colosso? Foi Vespasiano quem começou e Tito quem o inaugurou'.....Moralistas e loucos dirao que mais certo seria reformar as velhas arenas. Mas todos sabem que e melhor usar roupas novas do que remendadas. Ate cego ve isso. "Enfim, meu filho, desejo-te sorte e deixo-te uma frase: para seduzir o povo, pao e Circo". "Esperarei por ti ao lado de Jupiter".
     Sobre os combates de gladiadores, os 'Pais da Igreja' refutaram veemente:
     1) Antenagoras(175 d.C.): "Aos cristaos lhes esta proibido matar a ninguem. Mas ainda, nem sequer olhem quando se esta perpetrando um assassinato, ao passo que os pagaos encontram um prazer especial nisso, como o demonstram os espetaculos de gladiadores. Os cristaos tem bem mais respeito pela vida humana do que os pagaos".
     2) Antenagoras(175 d.C.): "Os que sabem que nem suportamos a vista de uma execuçao capital segundo a justiça, como podem acusar-nos de assassinato ou de antropofagia (canibalismo)?Quem de voces nao esta aficionado(vidrado) as lutas de gladiadores ou de feras e nao estima em muito as que voces organizam? Mas quanto a nos. pensam que o ver morrer esta cerca de matar mesmo e por isto nos abstemos de tais espetaculos. Como poderemos matar, os que nem sequer queremos ver matar para nao nos manchar com tal impureza?"
     3) Tertuliano(197 d.C.): "A quantos ociosos a vaidade nao os fez gladiadores, perecendo depois por causa das feridas? Quantos outros, levados do entusiasmo, lutam com as mesmas feras e se julgam mais distintos quantos mais mordeduras e cicatrizes ostentam!"
    4) Cipriano(250 d.C.): "As lutas de gladiadores sao preparadas para que o sangue alegre os desejos dos olhos sem piedade. O lucro do assassinato e sua gloria".
     5) Lactancio(340-313 d.C.): " O que se deleita em olhar a morte de um homem, ainda que homem condenado pela lei, continua sua consciencia igual como se fosse ele cumplice ou espectador de boa vontade de um homicidio cometido em segredo. Mas eles dizem que isto e diversao, o derramar sangue humano! ......Quando veem um homem, pronto para receber o golpe de morte, suplicando clemencia, sera justo aqueles que nao so permitem que lhe em morte, senao o bem mais o demandam? Votam cruel e desumanamente para a morte daquele, nao o satisfeito com ver seu sangue vertido ou as feras em seu corpo. De fato, ordenam que [os gladiadores], ainda que feridos e na  terra, sejam atacados outra vez\ e que seus corpos sejam apunhalados e golpeados, para estar seguros de que nao estao fingindo a morte. Essa gente ate se enoja com os gladiadores se um dos dois nao morre cedo. Detestam  as dilaçoes(adiamentos), como se tivessem sede de sangue. Afundam-se em tais praticas, perdem a sua humanidade. Por isso, nao convem que nos que tentamos andar no caminho da justiça, compartilhemos nos homicidios do povo. Quando Deus proibi o homicidio, nao so proibi a violencia que condena as leis do povo, mas proibi a violencia que os homens tem por legal".
     O Concilio de Niceia foi uma assembleia de Bispos cristaos reunidos na cidade de Niceia da Bitinia(atual Iznik, Turquia), convocado pelo Imperador Constantino I, em 325 d.C. Este Imperador proibiu que os senhores matassem seus escravos, reprimiu o adulterio, o concubinato. extinguiu a morte na cruz e interditou o combate de gladiadores. Mas embora tenham decaido, os jogos gladiatorios sobreviveram por mais 79 anos, apos a sua proibiçao. Em 393 d.C., o Imperador Teodosio I tambem ordenou a sua extinçao. O Bispo Inocencio I finalmente conseguiu junto ao Imperador Honorio(395-423 d.C.), filho de Teodosio I, a sua total extinçao, em 404 d.C.
     Fica registrado a historia do povo romano, que escravizou a maior parte das naçoes da terra. Um povo, cuja religiao tao absurda, idolatra, desprovida de compaixao e solidariedade aos seus semelhantes, cuja politica traiçoeira e vil, chega a abalar hoje a razao humana e por incrivel que possa parecer, desperta admiraçao entre filosofos modernos, parecendo pouco o sangue derramado e milhoes de vidas cortadas ao fio da espada.

                                              Bibliografia.
          Historia-volume unico-Gislane e Reinaldo-Editora Atica-1ª ediçao-2008-Sao Paulo.
          Tiberio-Enciclopedia livre-Wickipedia-online
          Historia da Igreja-online
          Cesar e Cristo-Freitas Souza-A Historia da civilizaçao III- 2ª ediçao-1971
          Gladiadores de ontem e de hoje-online
          Historia geral gladiadores-Imperio Romano-online
          Cronologia resumida de perseguiçao crista-online
          Dicionario da Igreja primitiva-online
          Colegio Vasco da Gama-Historia dos Imperadores-online.

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