Páginas

domingo, 20 de janeiro de 2013

JOGOS: PRAZERES DESTE MUNDO.

     O apego(amor) aos prazeres deste mundo, pode acarretar duas coisas na vida do convertido: o afastamento da presença de Deus ou a associação do evangelho com as ilusões deste mundo. No ano 64 d.C., o apostolo Paulo cita os nomes dos seus cooperadores na pregação do evangelho: "Saudai-vos Lucas, o medico e Demas".(Colossenses 4:14)./ "Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores".(Filemon versículo 24). Já no ano 66 d.C., dois(2) anos apos este relato, Paulo relata que Demas desviou-se por amor aos prazeres deste mundo(seculo): "Porque Demas me desamparou, amando o presente seculo e foi para Tessalônica..."(II  Timóteo 4:10).
     Prazer significa alegria, satisfação, divertimento.
     O apostolo Pedro, inspirado pelo Espirito Santo, no ano 66 d.C., declarou: "Porque se, depois de terem escapado das corrupções(devassidões, prazeres) do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o ultimo estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; deste modo, sobreveio-lhes o que por um verdadeiro proverbio que diz: o cão voltou ao seu próprio vomito e a porca lavada ao espojadouro de lama".(II Pedro 2:20-22).
     O Apostólo  Paulo referindo-se a viúva crista, afirma que esta morta em seus delitos e pecados, a que adere aos prazeres do mundo: "Ora a que e verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus.... mas a (viúva) que vive em deleites(prazeres), vivendo esta morta".(I Timóteo 5:5-6).
     Jesus explicando a Parábola do Semeador, diz que muitos ouvem o evangelho e por causa dos prazeres do mundo, não conseguem dar frutos para Deus: "E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados, riquezas e deleites(prazeres) da vida e não dão fruto com perfeição".(Lucas 8:14).
     O amor aos prazeres mundanos e sinal dos últimos dias da igreja na Terra: "Sabe, porem, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens....orgulhosos, mais amigos dos deleites(prazeres) do que amigos de Deus..."(II Timóteo 3:1,2 e 4).
     Devido ao conhecimento do evangelho, leva o convertido a abandonar tudo o que desagrada ao Senhor Deus: "Porque também nos éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a varias concupiscencias(paixões carnais) e deleites(prazeres), vivendo em malicia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros....nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espirito Santo..."(Tito 3:3-5).
     O cristão deve pregar na cruz., de onde não sairá mais, o velho homem, a carne e as suas paixões e o mundanismo que o cerca: "Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado".(Romanos 6:6).
     "E os que são de Cristo crucuficaram a carne com suas paixões e concupiscencias".(Galatas 5:24).
     "Mas longe de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo esta crucificado para mim e eu para o mundo".(Gálatas 6:14).
     "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim".(Gálatas  2:20).
     Os jogos fazem parte dos prazeres deste mundo. Eles despertam no individuo o desejo de querer ser melhor(superior) aos demais participantes, atraindo sobre si sentimentos contrários ao caráter cristão(glorias, exaltação). opondo-se ao que esta escrito: ".....Cada um considere os outros como superiores a si mesmos".(Filipenses 2:3).
     "O Senhor eleva os humildes.....não se deleita(não tem prazer) na força do cavalo, nem se compraz(agrada) na agilidade do varão(hebraico: "nas pernas")."(Salmos 147:10).
     O Apostolo Tiago, inspirado divinamente, no ano 60 d.C., declarou: "Adúlteros e adulteras, não sabeis vos que a amizade do mundo e inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitue-se inimigo de Deus".(Tiago 4:4).
     O Apostolo João, inspirado pelo Espirito Santo, no ano 90 d.C., confirmou: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguem ama o mundo, o amor do Pai não esta nele".(I João 2:15).
     O Evangelista Lucas, inspirado divinamente, escreveu no ano 27 d.C., o que o adversário declarou na tentação no deserto: "E o diabo, levou-o(Jesus)  a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: dar-te-ei a ti todo este poder e a sua gloria;porque a mim me foi entregue e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu".(Lucas 4:5-7).
     Analisando estes três capítulos bíblicos, verificamos quais os tipos de glorias(prazeres, fama) na época em que foram citados e que o cristão deve afastar-se, santificando-os deles(do ano 238 a.C. ate o ano 100 d.C.):
                                              Cidades(Reinos):
     1) Éfeso-Cidade da costa ocidental, entre Mileto e Esmirna. Possuía um templo dedicado a deusa Diana, um teatro(com 140 metros de diâmetro, comportando 24 mil pessoas); artes magicas, anfiteatro(praticas de lutas de gladiadores e feras contra feras).
     2) Filadélfia- Cidade distante 45 km de Sardes. Possuía estadio de jogos(corridas, salto a distancia, lutas, etc), e anfiteatro(combates de gladiadores).
     3) Colossos- Cidade situada no vale do rio Lico(Frigia). Praticavam jogos greco-romano.
     4) Pérgamo- Cidade as margens do rio Caico(Mísia). Era o centro da idolatria por causa do grandioso altar ao deus Júpiter olímpico. Possuía teatro e Palestra(locais onde realizavam competições esportivas).
     5) Mileto- Antiga cidade da Asia Menor, perto do mar Egeu, 66 km do sul de Éfeso. Possuía um templo consagrado ao deus Apolo e praticavam os jogos greco-romanos e danças religiosas as divindades.
      6) Tessalônica- Capital geral da Grécia do norte. Praticavam as divindades danças religiosas, touradas, pugilismo, combates de gladiadores, corridas de bigas, hipismo, etc.
     7) Filipos- Antiga cidade da Macedónia. Divertiam-se num teatro local e praticavam jogos greco-romanos.
     8) Corinto- Cidade do sul da Grécia. Praticavam os jogos ístmicos(corridas, lutas, pugilismo, salto a distancia, corridas de bigas,etc).
     9) Pompeia- Era uma das menores cidades do sul da Itália. Palavra que significa"mulher de origem e destino nobre",possuía tavernas(casas de vinho), bordeis(prostíbulos), casas de jogos de azar; banhos públicos(termas), Palestras(locais de jogos de exercícios), teatro com 2500 lugares e outro maior com 5 mil lugares e um anfiteatro com 20 mil lugares para exibição de pugilismo e combate de gladiadores.
     10) Herculano- Cidade  dedicada ao deus Hércules, próxima a Pompeia. Tinha os mesmos divertimentos que sua vizinha.
     11) Tróia(ou Ílio)- Situada no extremo noroeste da Asia Menor. Praticavam touradas, pugilismo, combates de gladiadores e danças religiosas aos deuses.
     12) Cartago- Antiga colonia Fenicia ao norte do continente africano. Amavam o luxo, os cosméticos, jóias, corridas de bigas, lutas de gladiadores nos anfiteatros. Existiam muitas termas romanas.
     13) Thysdrus(El Djem)- Cidade da Africa- Possuía os mesmos prazeres de todo o império romano, inclusive um anfiteatro para 60 mil pessoas.
     14) Lusitânia(atual Portugal)- Conquistada pelos romanos no ano 133 a.C., possuía muitos templos aos deuses, um Circo(hipódromo) romano, para corrida de bigas, hipismo; um teatro, anfiteatro(combates de gladiadores e naumaquias:simulação de combates navais).
     15) Gália(atual França)- Conquistada pelos romanos em 125 a.C.(Gália transalpina ou Narbonense). Amavam o luxo(jóias, enfeites de ouro), cerveja, vinho, anfiteatro em Narbonne(com capacidade para 20 mil  espectadores); 1000 teatros em toda a Gália. Anfiteatro de Arles, com lugares para 26 mil pessoas. Construiram anfiteatros por toda a parte, pois os  governantes encontravam no esplendor e violência dos jogos de gladiadores um modo eficaz de impressionar o povo.
     16) Bretanha(atual Inglaterra e Pais de Gales)- Fundada em 1200 a.C. pelo povo celta. Dos anos 55 a.C.-53 a.C., o general romano Júlio César conquistou esta região. Praticavam os mesmos divertimentos existentes em Roma: banhos públicos, corridas de bigas, hipismo, harpastum(jogo de bola), combates de gladiadores.
     17) Germania(Holanda, Bélgica, Alemanha e Suíça). As cidades de Moguncia(Alemanha), Baden-Baden(Alemanha), Estrasburgo(França) ate Windisch, reinos da Alta Germania, quase todas eram dotadas de templos religiosos, basílicas, teatros e termas. Os romanos conquistaram esta região, através das expedições de Júlio César, dos anos 55 a 53 a.C. Seus habitantes se embriagavam pela ingestão de cerveja.
     18) Grécia(Atica)- Praticas de muitos esportes em devoção aos deuses olímpicos, inclusive o jogo de bola denominado "epyskiros", semelhante ao rugby e peças teatrais em homenagem ao deus dionísio(senhor do vinho e dos prazeres).
     19) Roma- Praticas de muitos esportes em devoção aos deuses romanos, inclusive o jogo da bola denominado "harpastum" e peças teatrais em homenagem ao deus Baco.
     20) Cesareia da Palestina ou Maritima- Cidade da costa da Palestina, cerca de 45 km ao sul do Carmelo. Foi construída pelo rei Herodes, dos anos de 25 a 13 a.C. Praticavam jogos como: corridas, lutas livres, pugilismos, hipismo, corridas de bigas, combates de gladiadores.
     21) Jerusalém- Praticas de jogos gregos, pelos judeus desviados do judaísmo e gentios que não conheciam o evangelho, no ginásio construído no governo de Antíoco Epifanes, em 175 a.C., a pedido da juventude judia rompida com o Deus Todo-Poderoso. No Circo, construído pelo governador Herodes, o Grande, a partir do ano 37 a.C., eram realizados corridas de bigas e corridas de cavalos Fora da cidade de Jerusalém, foi construído um anfiteatro por Herodes, para a pratica de combates de gladiadores e lutas de feras contra feras e ate seres humanos.
     22) Cesareia de Filipe(antiga Baal-Gade)- Situada no sope do monte Hermon, na cabeceira principal do rio Jordão. Foi embelezada e ampliada por Filipe, o tetrarca, dando-lhe o nome de Cesareia em honra do Imperador Tibério César. Os romanos instalados nesta cidade prestavam culto ao deus grego Pã. Seus habitantes divertiam-se com lutas de feras contra gladiadores no anfiteatro.
     23) Hierápolis(Cidade Sagrada)- Cidade da Asia Menor, situada no vale de Licos, perto da confluência de Colossos e Laodicéia(Colossenses 4:13). Seus habitantes adoravam a deusa Atargatis, dos Sírios. O Imperador Adriano(76-138 d.C.) ordenou a construção de um anfiteatro nesta cidade. No ano 60 d.C., um terremoto destruiu esta metrópole.
     24) Antioquia- cidade antiga, localizada na Frigia, erguida na margem esquerda do rio Orontes(moderna Antakya, na Turquia). Totalmente helenizada, possuía um estadio(aproximadamente com 260 por 60 metros), com competições atléticas nos moldes da civilização grega, incluindo disputas de corridas a pé, lutas, lançamento de dardo e disco, salto a distancia. Possuía um Circo romano com torneios de corridas de bigas, trigas e quadrigas e corridas de cavalos(hipismo).
     Os 'Pais da Igreja", assim chamados os lideres ou Bispos que conduziram a vida dos convertidos dos seculos I ao IV d.C., edificando e fortalecendo a fé dos cristãos, diversas vezes combateram o mundanismo que imperava na vida dos gentios romanos, gregos e todas as nações não alcançadas pelo evangelho de Jesus Cristo. Eis alguns relatos:
     1) Clemente de Alexandria(195 d.C.): "Devemos abster-nos forçadamente de ouvir e ver coisas obscenas e, mais ainda, de realizar atos obscenos, como mostrar e despir desnecessariamente certas partes do corpo; ou olhar as partes mais intimas".
     "Os homens atuam(no teatro) de mulheres e as mulheres de homens, contrario a natureza. As esposas são ao mesmo tempo algemas e maridos...oh, miserável espetáculo! Horrível conduta"
     "Portanto, devem suprimir-se os espetáculos e as audições por estar repletos de charlatanearia(engano). Que ação torpe não se mostra nos teatros? Que desenvergonhadas palavras não pronuncia os comediantes?  Os que desfrutam com os vícios daqueles, e evidente que, quando estão em suas casas, tratam de imitar tais representações, e, ao invés quem não se deixam seduzir e são insensíveis a elas não poderão escorregar jamais para os fáceis prazeres".
     2) Tertuliano(197 d.C.): "Que direi? Que um comediante infame, representando o papel de Hércules se vista da imagem de seu deus e que o corpo impuro de uma prostituta torpe se vista em lascivo traje de majestade de Minerva e que em presença sua se misturam estes representantes; e que vendo vocês ultrajada a majestade e a deidade violada, estejam aplaudindo com riso um ato tao profano".
     "O pai que protege com cuidado e guarda os ouvidos de sua filha virgem, depois a leva ao teatro. Ali a expõe a toda sua linguagem indecente e atitudes vis. Depois ele faz a pergunta: como pode ser justo ver as coisas que são injusto fazer? E aquelas coisas que contaminam ao homem quando saem de sua boca, não lhe contaminarão quando entram por seus olhos e ouvidos?"
     "Quantos outros, levados ao entusiasmo, lutam com as mesmas feras e se julgam mais distintos quantas mais mordeduras e cicatrizes ostentam! Alguns outros se contratam para vestir-se por algum tempo com uma túnica de fogo. Não faltam os que se passeiam calmosamente, enquanto vão recebendo em suas pacientes costas, as chicotadas dos caçadores. Todas estas atrocidades, oh abençoados de Deus! O Senhor não as permite".
  3)   Lactancio(304-313 d.C.): "A mim me parece que as influencias depravadoras do teatro são ate piores[do que as da arena]. Os temas das comedias são as violações das virgens e o amor das prostitutas....De maneira parecida, as tragedias(teatrais) levantam a vista[dos espectadores] o homicidio dos pais e atos incestuosos cometidos por reis impios...e sera melhor a arte dos belos? Ensinam o adultério quando fazem o papel dos adúlteros. Que estarão aprendendo nossos jovens quando vêem que ninguém tem vergonha de tais coisas, senão que todos as olham com gosto?"
    4) Marco Minucio Félix(200 d.C.): "Nas representações teatrais a loucura não e menor; uma vez, o ator narra ou representa adultérios, outras, um comediante afeminado incita ao amor enquanto o representa; o mesmo ator desonra a seus deuses fazendo violações, gemidos, ódios e com suas cores simuladas, com seus gestos e movimentos vãos provoca suas lagrimas. Deste modo, na realidade condenam o homicidio, o choram na ficção".
     5) Clemente de Alexandria(195 d.C.): " Aos que progridem no conhecimento de Cristo, o Senhor, fala-lhes com esta linguagem: ordena-lhes desprezar as coisas deste mundo e lhes exorta a fixar seu atendimento somente no Pai".
    6) Irineu(180 d.C.) : "Cristo não nos relatou simplesmente a historia do homem pobre e rico. Ele nos ensinou que ninguém deve levar uma vida luxuosa. Ninguém deve viver nos prazeres deste mundo e banquetes sem fim. Ninguém deve ser escravo de seus desejos e esquecer de Deus".
    7) Orígenes(245 d.C.): " Não e possível para ninguém entrar no reino dos céus, sem ter-se afastado dos assuntos(prazeres) deste mundo".
    8) Tertuliano(197 d.C.): " No carcere, se entristece o que suspira pelas ditas(fortunas) do mundo, mas o cristão, que outrora tinha renunciado ao mundo, no carcere despreza ao mesmo carcere. Em nada lhes preocupa a casta(linhagem) que ocupam neste seculo, já que estão fora dele. Se um pouco deste mundo perderam, grande negocio e perder; se perderam ganharam algo muito melhor. E quanto terá que dizer do premio destinado por Deus para os mártires!"
    9) Cipriano(250 d.C.): "(Os mártires) recusaram com firmeza ao mundo.... e deram aos irmãos exemplo para seguir".
    10) Cipriano(250 d.C.): " A única tranquilidade verdadeira e de confiança, a única segurança que vale, que e firme e nunca muda e esta: que o homem se retire das distrações deste mundo, que se assegure sobre a rocha firme da salvação e que levante seus olhos da terra ao céu..... O que e em verdade maior do que o mundo nada deseja, nada almeja deste mundo. Quão seguro, quão imóvel e aquela segurança, quão celestial a proteção de suas bençãos sem fim, ser livre das armadilhas deste mundo enganador, ser limpo do luxo da terra e preparado para a luz da imortalidade eterna".
    11) Cipriano(250 d.C.): " De vez e por todas devemos recordar que renunciamos ao mundo e que enquanto vivemos aqui como estrangeiros e peregrinos".
    12) Cipriano(250 d.C.): " Quem pôs a um lado ao homem velho, deve refletir somente coisas espirituais e celestiais. Não deve por atendimento ao mundo ao qual já renunciou".
    13) Tertuliano(197 d.C.): " Os demais impedimentos e ainda seus mesmos parentes lhes acompanharam tao só ate a porta do carcere. Nesse momento foram separados do mundo. Quanto mais de suas coisas e prazeres! Não se aflijam por ter sido sacados(retirados) do mundo".    


                                               Bibliografia:
                                  Enciclopedia Mirador-volume 20-1975
                                  Dicionario da Biblia-de John D.Davis-17 ediçao-1985
                                  Pequena Enciclopedia Biblica- de O.S.Boyer
                                  Historia-Igreja-Dicionario-Dicionario da doutrina e Pratica
                                  Biblia Sagrada.      

4 comentários:

  1. Muito belo artigo, graças ao Senhor Jesus Cristo por seu exelente trabalho ! Tudo para a glória eterna que Jesus destinou aos firmes na fé !

    ResponderExcluir
  2. glória a Deus, que Deus te abençoe pelo estudo meu irmão

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o artigo que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  4. Las Vegas' Wynn Casino - JTM Hub
    Casino. Wynn is titanium metal trim a $4 billion bsjeon resort with four hotel towers with 5,750 rooms and suites. Each of the งานออนไลน์ hotel 출장안마 towers includes jancasino a 20,000 square foot casino and a

    ResponderExcluir