Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

CULTO AO IMPERADOR.-I PARTE

     A glorificaçao do imperador morto e a divinizaçao do soberano vivo sao dois(2) aspectos de um novo culto introduzido em Roma na epoca imperial: o Culto ao Imperador.
     Para venera-los, praticavam-se todo o tipo de torneios esportivos.
     Essas ideias plenamente aceitas no mundo grego, remontavam, no oriente, a epocas bem distantes. O bom-senso de camponeses dos romanos nao as aceitou prontamente. Mas, aos poucos, Roma foi se habituando.
     Em plena expansao romana, durante a Republica, magistrados romanos ja haviam recebido honras divinas nas cidades gregas e asiaticas.
     O general Caio Julio, conhecido posteriormente como Julio Cesar, depois de conquistar a Galia(atual França), a Bretanha(atual Inglaterra), atravessar com suas tropas o rio Reno e penetrar nas florestas da Germania(atuais Holanda e Alemanha), ficou coberto de glorias, sendo querido do povo romano e endeusado por seus soldados.
     O nome "Cesar" significa 'Senhor'. Este titulo foi herdado deste general, Julio Cesar. Integrou o primeiro triunvirato romano em 59 a.C., com Pompeu e Crasso. Depois governou sozinho como ditador. Ja apos a batalha de Farsalia, varias cidades da Asia, especialmente Efeso, celebraram o general Julio Cesar(100-44 a.C.) como deus," filho de Ceres e Afrodite, salvador de todos os homens." Na propria Roma, em 45 a.C., foi gravado ao pe de uma estatua do ditador a inscriçao: "Ao deus invicto". Apos o assassinato de Julio Cesar, a multidao reclamou a sua divinizaçao. O Senado e os Comicios oficializaram o 'deus Julio' entre os deuses da cidade, em 29 a.C.
     Foram doze(12) os Imperadores com o titulo de "Cesares":
    1) Augusto(Caio Julio Cesar Otavio Augusto)-31 a.C.-14 d.C.(Lucas 2:1). Naturalmente nao se opos a essa glorificaçao, contudo a estimulou, pois, consagrando a glorificaçao de seu pai adotivo, Otavio, por antecipaçao, assegurou a sua e a de seus sucessores. Em 27 a.C., obtem o imperio proconsular nas provincias imperiais e recebe do Senado o titulo de "Augustus"(Augusto), que significa 'sublime', 'venerado', 'Altissimo', dando-lhe uma aureola sagrada, recebendo a igualdade das divindades. No seu reinado, Jesus nasceu. Flavio Josefo, escritor e historiador judeu(37-103 d.C.), autor do livro Antiguidades e Guerra Judaicas, fez alguns relatos dos jogos realizados em veneraçoes e homenagens aos imperadores. No ano 41 a.C., Herodes passou a tetrarca da Galileia(territorio de Issacar, Zebulom, Aser e Naftali), por nomeaçao de Marco Antonio. No ano 37 a.C., este magistrado romano com auxilio de Socius, seu general, conseguiu tomar Jerusalem(cidade do sul da Palestina, capital de Israel e Juda). Marco Antonio(82-31 a.C.), fazia parte do 2º triunvirato juntamente com Otavio e Lepido, dividindo o poder em Roma. Marco Antonio vai para o Egito, desobedecendo as ordens desses dois consules. Travou-se uma batalha naval em Actio, no dia 02 de setembro do ano 31 a.C.. Devido a sua derrota, Marco Antonio suicidou-se.
     Herodes, o Grande, governador da Judeia, homenageou o vitorioso magistrado, que seria o futuro imperador de Roma, com um eloquente e sensato discurso e instituiu tambem jogos, lutas e corridas, que a partir de entao se fariam a cada cinco(5) anos em honra de Otavio. Mandou construir para esse fim um Circo(hipodromo) em Jerusalem e um grande anfiteatro fora da cidade. Estes dois edificios eram soberbos, contrarios aos costumes judaicos, que nao permitiam assistir semelhantes espetaculos. Como Herodes queria tornar celebres esses jogos, mandou publica-los nao somente nas provincias vizinhas, mas tambem nos lugares mais afastados, com promessa de grandes recompensas para os que obtivessem a vitoria. Vieram entao de todas as partes os candidatos a luta e as corridas.......homens peritos em corridas de bigas, com uma parelha(par) de cavalos, outros com duas, tres e ate quatro; outros corriam em cavalos muito velozes. Nada se podia acrescentar a magnificencia e aos cuidados de que Herodes usava para tornar esses espetaculos os mais belos e os mais agradaveis do mundo. O Circo era rodeado de inscriçoes em louvor de Otavio e de trofeus das naçoes que ele tinha vencido.....mandou tambem vir de todas as partes grande quantidade de animais ferozes, como leoes e outros animais cuja força extraordinaria ou outra qualidade rara suscitava admiraçao e curiosidade. Fazia-os lutar uns contra os outros e as vezes, com homens condenados a morte. Esses espetaculos nao causavam menor prazer do que admiraçao aos estrangeiros. Mas os judeus os consideravam como uma deturpaçao e uma corrupçao da disciplina dos seus antepassados(Abraao, Isac e Jaco).Nada lhes parecia mais impio do que expor homens ao furor das feras por um prazer tao cruel e abandonar seus santos costumes, para abraçar os de naçoes idolatras.
     2) Tiberio(Tiberio Claudio Nero): 14-37d.C.(Lucas 3:1). O ministerio de Jesus e o começo da igreja ocorreram no seu reinado. Reinou com Otavio Augusto de 11 a 14 d.C. Seu "ano 15" de Lucas 3:1 e contado a partir de 11 d.C.
     3) Caligula(Caio Julio Cesar Germanico Caligula): 37-41 d.C.  Caligula significa: "botinhas".
     No ano 39 d.C., Caligula desenvolveu muitas mudanças muito controvertidas no seu governo que fizeram da religiao um importante elemento do seu papel politico. Se auto-investiu de divindade, promulgando um decreto de que sua estatua fosse erigida em todos os templos do imperio romano. Caligula começou a relizar as suas apariçoes publicas vestido do deus ou semi-deus, como: Hercules, Mercurio, Venus, Apolo. Referia-se a si mesmo como um deus quando comparecia perante os senadores e ocasionalmente aparecia nos documentos publicos com o nome de Jupiter. Erigiu tres(3) templos dedicados a si mesmo: 2 em Roma e 1 em Mileto(provincia da Asia). No Forum, o templo de Castor e Polux foi vinculado diretamente a residencia no Palatino e dedicado a Caligula. Foi nesta epoca que começou a aparecer perante o povo como deus. A politica religiosa deste imperador rompia totalmente com o de seus antecessores. Segundo Diao Cassio(155-229 d.C.), historiador romano, os imperadores podiam ser adorados no oriente, enquanto os imperadores mortos podiam ser adorados em Roma. Caligula foi muito alem ao obrigar o Senado e o povo a render-lhe culto em vida.
     Nao se contentava com as grandes honras, que se costumavam a dar aos homens, mas podia aspirar as que se davam aos deuses e, diz-se que para se justificar de tao grande pretensao, assim raciocinava: "Como aqueles que conduzem manadas de bois, rebanhos de carneiros e cabras, nao sao nem bois, nem carneiros, nem bodes, mas homens de uma natureza infinitamente mais digna e superior a dos animais, assim do mesmo modo, os que governam a todos os homens, a todas as criaturas do mundo, merecem ser considerados como sendo mais que simples homens e devem ser tido por deuses". Passou a se igualar as divindades romanas, como os deuses Baco, Hercules, Castor e Polx(dois filhos de Jupiter), Tritao, Anfiauro, Marte, etc). Zombava de seus oraculos e de suas cerimonias e as tirava deles, para atribui-las a si mesmo. Realizava em honra propria muitos jogos de competiçao: hipismo, corridas de bigas, combates de gladiadores, etc Chegou a participar nos combates "arrajados" de gladiadores.
     Em todas as terras ocupadas pelos romanos, os judeus era o unico povo que se recusou a cumprir as leis do imperador, fora os cristaos. Nenhum judeu profanaria o Templo sagrado com a estatua de um homem que se auto-proclamava a mais recente divindade de Roma. Furioso com a recusa dos judeus em obedecer sua ordem, Caligula ameaçou destruir o Templo Sagrado. Uma delegaçao de judeus foi ate ele, na tentativa de apazigua-lo, o que nao conseguiram. Ameaçou extermina-los, acusando-os, de serem inimigos dos deuses, o unico povo que se recusou a reconhecer sua condiçao de divindade. Felizmente, Caligula foi assassinado, salvando os judeus de uma provavel confrontaçao militar com o imperio romano.
     4) Claudio(Tiberio Claudio Druso Nero): 41-54 d.C.(Atos 11:28).
     5) Nero(Nero Claudio Cesar Augusto Germanico): 54-68 d.C. (Atos 25:11; 26:32; Filipenses 4:22: II Timoteo 4:17: I Pedro 2:17).
     Nero para se auto-idolatrar mandou construir uma imensa estatua de si proprio toda em bronze, medindo 35 metros de altura. Para satisfazer seu ego, competiu nos jogos olimpicos, na Grecia, e instituiu em Roma os "Jogos da Mocidade"(59 d.C.) e os "Jogos Neronias"(60 d.C.), copias das competiçoes gregas.
     6) Galba(Servio Sulpicio Galba): 68-69 d.C.
     7)Oto(Marcos Salvio Oto): 69 d.C.(Reinou so 95 dias).
     8) Vitelio(Aulo Vitelio): 69 d.C.(Reinou ate dezembro de 69 d.C.)
     9) Vespasiano(Tito Flavio Vespasiano): 69-79 d.C.
     Ao norte do Forum romano(centro politico da antiga Roma do seculo VI a.C.), erguia-se o templo do imperador Vespasiano divinizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário