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sábado, 12 de janeiro de 2013

OS JOGOS ISTMICOS

     Estes jogos eram realizados na Grecia do sul ou Peloponeso, precisamente na cidade de Corinto(Acaia).
     Segundo a tradiçao, estes torneios ligam-se aos jogos funebres instituidos por Sisifo, em honra do menino Mercerts, filho do rei Artamas. Sua mae, Ino, vitima de um ataque de loucura, suicida-se, lançando-se ao mar com o filho no colo. Conta-se que o corpo do menino foi conduzido por um golfinho ate a praia de Corinto, onde foi recolhido por Sisifo, que providenciou, a seguir, o seu funeral.
     Anos apos, os Corintos para agradarem a Hercules, direcionaram estes jogos a este deus, em 580 a.C., ano em que os eleatas praticavam os 50 jogos olimpicos em louvor a Zeus.
     As competiçoes ocorriam a 13 km de Corinto, entre a faixa de terra entre esta cidade e a Grecia continental, no santuario do deus Posseidon, em um bosque de pinheiros consagrados a esta divindade, perto  do seu templo datado do ano 690/650 a.C. e do templo de Melicertes. Posteriormente, estes torneios passaram a ser dedicados a Posseidon(responsavel pelo imperio das aguas: mares, rios e fontes). Correspondia ao deus Netuno, reverenciado pelos romanos.
     Posseidon, na mitologia grega, era irmao de Zeus e governava do fundo do mar, estando a par de tudo o que ocorria na superficie. Em geral, era representado nu, com longa barba, tendo por arma um tridente e por animal de sua predileçao um golfinho. Este idolo tinha  tambem santuarios no Cabo Micale, na ilhota de Calauri(Argolia), em Posidonia(colonia grega do sul da Italia),na Magna Grecia e inumeros templos nas vizinhanças.
     No santuario, alem dos edificios religiosos, haviam:
    1) Estadio: provas atleticas(corridas a pe, lutas corporais, lançamento de dardo e disco, etc).
     2) Hipodromo: corridas de bigas e corridas de cavalos(hipismo)
     3) Teatro: concursos dramaticos e musicais
     As competiçoes eram abertas a todos os gregos, menos aos habitantes da Elida, regiao de Olimpia, onde ocorriam os jogos olimpicos. Os atenienses recebiam tratamento especial e tinham direito a proedria(lugar de destaque para assistir espetaculos publicos), podendo ocupar lugares especialmente reservados nas primeiras filas. A partir de 228 a.C., ano das 177 jogos istmicos, os romanos passaram a ser admitidos.
     Estes jogos ocorriam a cada 2 anos, no 1 e 3 ano das Olimpiadas, na metade da primavera(entre abril r maio). A era das Istmiadas(sec.VI a.C.) foram organizadas por Corinto ate o sec.II a.C.(146 a.C.), quando a cidade foi destruida pelas tropas romanas, liderada pelo general Mummius. Ate a cidade ser restaurada por Julio Cesar(44 a.C.), a organizaçao ficou a cargo da cidade de Sicion.
     As mulheres tinham acesso nestas competiçoes nas provas de teatro. Participavam concorrendo na musica e poesia. O poeta lirico grego Pindaro(518-438 a.C.) foi vencido 5 vezes nesta categoria pela poetisa Corina. Como recompensa, os vencedores recebiam uma  coroa de aipo. Mais tarde, substituiu-se por uma coroa de pinheiro. Os atenienses vencedores recebiam em sua cidade natal(Atenas), no seu regresso, alem das honras, 500 dracmas, graças a uma lei atribuida pelo legislador e poeta grego Solon, em 580 a.C.
     O lutador Milon de Crotona, sul da Italia, dos anos 532 a 516 a.C., venceu 9 vezes nas arenas dos jogos istmicos de Corinto, ou seja, nos 25 a 33 jogos.
     Em 536 a.C., ano em que os corintos festejavam os 23 jogos em louvor a Posseidon, os habitantes da Elida os 61 jogos olimpicos em adoraçao a Zeus; os delfos comemoravam os 79 jogos em honra a Apolo e os nemesianos(Argolia) os 21 jogos em homenagem a Hercules, Deus inspirava a compilaçao do livro de Esdras capitulo 1 e 2, na Palestina, narrando a libertaçao de Israel do jugo babilonico.
     A Grecia ficou sob o jugo dos macedonios desde 335 a.C. ate o ano 197 a.C. Depois de algumas tentativas com pouco sucesso contra Felipe V da Macedonia, o comando das tropas romanas foi entregue ao general Tito Quintus Flaminius, que travou uma guerra contra Felipe, vencendo-o, na batalha de Cinoscefalo("cabeça de cao"), em 197 a.C. A falange macedonica sucumbiu perante a legiao romana. A Grecia ficou livre do dominio macedonico, passando para sujeiçao romana. Durante os festejos dos 193 jogos istmicos, no ano 196 a.C., o comandante Flaminius, proclamou a libertaçao de todos os cidadaos gregos, rompendo-os da sujeiçao das tropas e insençao de tributos, podendo os gregos governarem-se com suas proprias leis. Os ouvintes, que estavam a espera que o jugo romano viesse a substituir o jogo macedonico, ficaram atonitos ao saberem que dali por diante poderiam viver em paz, gozando de plena soberania como aliados naturais de Roma. Os gregos nao tiveram tempo de por em duvida as intençoes de Flaminius, uma vez que ele retirou imediatamente o seu exercito da Grecia.
     Competir, vencer, ser aplaudido e tornar-se famoso para continuar vivo na memoria da comunidade, eram componentes essenciais na visao do mundo dos gregos antigos. As competiçoes permitiam-lhes, portanto, demonstrar a excelencia de suas qualidades fisicas e intelectuais. "Competiçao" em grego antigo era "agon", que tambem significa "combate", "luta", "batalha", "prova", "jogo", "concorrencia". Esse amplo conjunto de significados indica as diferentes situaçoes de que os gregos participavam com o espirito de rivalidade. Portanto, vencer em um destes jogos era forma de obter gloria para si, para a sua cidade natal e seus cidadaos e tambem homenagear o deus celebrado.
     No 1 dia da realizaçao dos esportes, os sacerdotes sacrificavam animais ao idolo-patrono das disputas, onde era acesa a chama diante da estatua e os atletas em pe diante da mesma, juravam  fidelidade no cumprimento das regras impostas e entoavam hinos  , acompanhados de musicas em lovor a Posseidon.
     Os organizadores destes jogos enviavam mensageiros ao santuario do deus Apolo em Delfos, em busca de uma valiosa mercadoria: o futuro. Interrogavam a sacerdotisa Pitia, se os atletas corintos ganhariam as disputas.
     No ano 59 d.C., o Apostolo Paulo, inspirado divinamente, alertou os cristaos de corinto sobre estes esportes praticados pelos gregos, afirmando que a uniao de jogos com o evangelho, resultaria na condenaçao eterna. Deixou bem claro que nao participava de disputas esportivas: "Nao sabeis vos que os que correm no estadio, todos, na verdade correm, mas um so leva o premio?... e todo aquele que luta(no pugilismo) de tudo se abstem; eles(impios) o fazem para alcançar uma coroa corruptivel, nos,(cristaos) porem, uma(coroa) incorruptivel. Pois eu assim corro, nao como a coisa incerta(corrida no estadio): assim combato, nao como batendo no ar(boxeando). Antes(ao inves) subjugo o meu corpo e o reduzo a servidao, para que, pregando aos outros, eu mesmo nao venha dalguma maneira a ficar reprovado".(I Corintios 9:24-27).
     Em 59 d.C., ano em que o apostolo Paulo advertiu acerca dos jogos istmicos, os gentios de Corinto estavam comemorando a realizaçao do tricentesimo vigesimo(320) jogos em adoraçao a Posseidon.
     Os judeus e os cristaos nao participavam nem dos jogos gregos, nem dos jogos romanos, por terem sido criados em adoraçao aos deuses(demonios) deste mundo. Transcrevendo o testemunho do historiador judeu e escritor Flavio Josefo(37-103 d.C.). Falando dos jogos disse: "Estes dois edificios (Circo e anfiteatro) eram soberbos, mas contrarios aos nossos costumes, que nao nos permitem assistir semelhantes espetaculos."/ "Mas os judeus os consideravam como uma deturpaçao e uma corrupçao da disciplina de nossos antepassados(Abraao, Isaque, Jaco, etc)".(Historia dos Hebreus).
     Estes jogos, juntamente com os jogos olimpicos e demais competiçoes esportivas foram proibidas e extintas, a pedido da igreja primitiva, na pessoa do Bispo Ambrosio, ao Imperador convertido ao evangelho Teodosio I, no ano 393 d.C.   

6 comentários:

  1. muito bom e ainda tem crente corintiano

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  2. Por quê esporte ser contrário à religião?

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  3. E hoje o que mais se tem é atleta cristão, ainda bem que a ignorância ñ dura muito tempo, Vai Corinthians!

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    1. É verdade, mas pelo que parece também tem muito torcedor cristão. Qual a diferença?

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