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quarta-feira, 17 de abril de 2013

A CHAMA OLIMPICA.- I PARTE

     A chama olimpica, fogo olimpico ou tocha olimpica e um dos simbolos dos jogos olimpicos e evoca a lenda do tita Prometeu que teria roubado o fogo do deus Zeus para entrega-lo aos mortais. Durante a celebraçao dos jogos olimpicos da antiguidade, em Olimpia, mantinha-se aceso um fogo que ardia enquanto durassem as competiçoes, sendo esta tradiçao reintroduzida nos jogos olimpicos de verao de 1928. Nos jogos olimpicos de verao de 1936, foi pela primeira vez realizada uma estafeta(entragadores) de atletas para transportar uma tocha com a chama, desde as ruinas do templo da deusa Hera(erguida no ano 600 a.C.), em Olimpia, ate o estadio olimpico de Berlin(Alemanha).
     Na antiguidade, o fogo era considerado sagrado por muitos povos, incluindo os gregos. Devido a importancia do fogo, em muitos templos eram mantidas chamas permanentes. Este era o caso do templo da deusa Hestia(que no grego significa "a terra"), divindade da lareira e do lar, na cidade de Olimpia. Essa deusa correspondia a deusa Vesta dos romanos. Durante a realizaçao dos jogos olimpicos, as sacerdotisas da Hestia acendiam o fogo sagrado que ficaria aceso durante as competiçoes. Quem deixasse o fogo apagar, poderia ser castigada.
     Segundo se sabe, era tradiçao manter um fogo aceso durante os torneios, quando se efetuavam sacrificios ao deus Zeus. Nessas cerimonias, os sacerdotes acendiam uma tocha e o atleta que vencesse uma corrida ate ao local onde se encontravam os sacerdotes, teria o privilegio de transportar a tocha para acender o altar do sacrificio. O fogo era entao mantido aceso durante os jogos como homenagem a Zeus.
     O gregos adoravam as provas de atletismo e aclamavam os vencedores com uma pompa digna de realeza em outras terras. Os vencedores dos jogos olimpicos eram levados por uma multidao de espectadores desde a arena do estadio ate o vizinho templo de Zeus. No santuario, os atletas ficavam de pe em frente a imagem do deus para receber a coroa: uma guirlanda de folhas de oliveira silvestre presa a uma estreita fita. Aqueles que recebiam a coroa experimentavam a imortalidade. Os poetas entoavam-lhe louvores e os escultores copiavam a forma de seus corpos. A adulaçao aos atletas era tamanha que o dramaturgo grego Euripedes(470-406 a.C.), chegou a protestar, dizendo: "As coroas deviam ser dadas aos bons e aos sabios, aqueles que melhor conduzem as suas cidades".
     Olimpia nunca foi uma cidade de verdade, nao possuindo cidadaos ou governo, sendo um lugar proprio para a realizaçao dos jogos dedicados a divindade do Olimpo, Zeus. Pertencia ao distrito da Elida, localizado na Grecia do sul ou Peloponeso(Peninsula grega).
     Na antiguidade, Olimpia pertencia a cidade de Pisa, um porte lendario da terra dos epios(denominaçao "epios", vem do rei Epio) e a mitologia diz que seu primeiro rei foi Oenomao. Mas o que se sabe e que Olimpia tem sido habitada desde o 3º milenio a.C.(3000 a.C.), principalmente atraves de achados arqueologicos encontrados na colina de crono e na colina de Oemomao, com casas construidas com pedras irregulares(desiguais) e ferramentas e potes feitos a mao. E interessante notar que nesse periodo tao antigo o povo adorava principalmente divindades femininas: Gaia(Mae-terra), era a maior dessas divindades, apesar de existirem outras como Temis, Ilitio e mesmo deuses como Cronos. Mais tarde, começaram a adorar deusas da fertilidade relacionadas sobretudo, a deusa Hera, Demeter e Hipodamia, que tiveram com contrapartida a adoraçao aos deuses dos misterios da fertilidade, como Zeus, Heracles(Hercules) e Pelops.
     Entre os seculos XI  e VIII a.C.(esse intervalo de tempo e conhecido como periodo geometrico), a parte nordeste do Peloponeso(sul da Grecia) foi invadida por uma tribo grega, ou seja, os guerreiros dorios, em 1104 a.C., seculo XII. Eles vieram do norte sob a liderança do rei Oxilo, que terminou virando rei da Elida, a regiao onde encontrava-se Olimpia. Durante esses anos de dominio dos dorios, ocorreram disputas entre os pisatenhos(habitantes de Pisa, cidade que controlava Olimpia) e os invasores dorios, os mais novos habitantes da Elida. As disputas envolviam principalmente a administraçao do santuario de Olimpia(porque este lugar era, acima de tudo, um local sagrado dedicado aos deuses onde o povo de Pisa fazia suas oferendas, bem como mais tarde o faria toda a Grecia) e sob a gerencia dos jogos olimpicos, que terminaraim por ser descontinuados.
     Por ter causado acidentalmente a morte de seu irmao Termio, durante uma prova de lançamento de disco, Oxilo foi obrigado a deixar a sua patria, na Elida.. Refugiou-se, entao,  na Etolia(Grecia continental ou norte) durante um(1) ano, tempo fixado para o exilio. Findo este periodo, retornou a sua terra natal, na Elida. Apressou-se nas fronteiras da Elida acompanhado dos guerreiros da Etolia(os etolios). Ao chegar, deparou-se com uma resistencia, o rei eleata(Elida). Como as tropas em confronto eram identicas, decidiu-se resolver a rivalidade por meio de uma competiçao singular: os eleatas escolheram para a contenda um arqueiro chamado Degmeno e os etolios, sob o comando do rei Oxilo, um fundibulario(individuo que usa a funda como arma) por nome Pirecmeu, a quem coube a vitoria. Foi assim que Oxilo retomou, na Elida, o trono de seu antepassado o rei Endimion(que governou a cidade por volta de 1300 a.C.). Permitiu que os antigos habitantes permanecessem nas terras que ocupavam, porem instalou tambem nos seus dominios, colonos etolios, que com eles se juntaram. Manteve igualmente os antigos cultos da regiao, distinguindo-se por uma sabia administraçao. Os jogos heracleos, fundados por Hercules, tinham caido em desuso, em 1154 a.C., devido a tomada da cidade de Troia, situada no extremo noroeste da Asia Menor, pelos gregos, quando o rei Oxilo os restaurou. O seu nome ficou desse modo associado, embora passe por vezes, por seu fundador. Ao morrer, foi sucedido no trono por Lais, seu filho mais novo, porque o seu primogenito Etolo, morrera ainda criança.
     No seculo IX a.C., o rei Ifito, que era um descendente de Oxilo, governou a cidade da Elida,  reorganizou os jogos olimpicos, que tinham caido no esquecimento depois de sua criaçao pelo deus Hercules e da morte do rei Oxilo. Foi pedir um conselho ao deus Apolo, atraves do Oraculo de Delfos, contra os diversos flagelos, epidemias e divisoes politicas que assolavam a Grecia do sul(ou Peloponeso). Recebeu como resposta a restruturaçao dos extintos jogos de Olimpia, o que foi feito no mesmo ano, em 884 a.C. Ao mesmo tempo, Ifito persuadiu a populaçao da Elida, a prestarem um culto a Hercules e oferecer-lhe sacrificios, para aplacar a sua suposta ira contra eles. Achava que Heracles(Hercules) os considerava como inimigos.
     Existem varias estatuetas de bronze e terracota deste periodo. Isso prova e demonstra especialmente dois(2) fatores: 1) A prosperidade do santuario de Olimpia; 2) A dominancia gradual da adoraçao a Zeus(nome proveniente do radical indo-europeu 'di', que significa "brilhar"), deus do ceu, das montanhas, distribuidor das preciosas chuvas, segundo a tradiçao grega. Eram eras anteriores, onde as divindades feminias tinham preponderancia, que no seculo VI a.C., Zeus ja havia tornado-se deidade principal do santuario.
     No centro de Olimpia, estava um recinto sagrado chamado Altis. No coraçao dele se levantava um templo surpreendente que continha uma estatua de Zeus, feita pelo escultor grego Fidias. Mesmo hoje em dia, a chama Olimpica e acesa no templo da deusa Hestia, em Olimpia, juntamente nas ruinas dos templos de Zeus e de sua mulher , a deusa Hera, antes da tocha começar sua viagem pelo mundo.
     Dos anos 776 a.C.(1ª olimpiada) a 712 a.C.(17ª olimpiada), os jogos olimpicos consistiam so em corridas a pe e eram realizadas em apenas um(1) dia.
     No ano 708 a.C.(18ª olimpiada) foram incluidas outras provas atleticas: Pentatlo(corrida, salto a distancia, lançamento de dardo e disco, luta corporal) verificando-se que em um dia apenas nao e suficiente para a disputa completa do programa olimpico.
     No ano 472 a.C.(77ª olimpiada), os jogos olimpicos cresceram a 10 eventos durante 5 dias consecutivos: corridas de bigas, corridas de quadrigas, hipismo, corrida a pe, luta livre, pugilsimo, pancracio, salto em distancia, lançamento de dardo e lançamento de disco.
     Os jogos exerceram profunda influencia sobre a arte, literatura, ceramica, poesia, escultura e pintura dos gregos. A perfeiçao fisica dos atletas do seculo VI a.C. originou aquele ideal de estatuas que atingiu pleno desenvolvimento com Miron e Policleto. A nudez nos jogos e competiçoes dos estadios e ginasios, bem como nos festivais, fornecia aos escultores incomparaveis oportunidades para se estudar o corpo humano em todas as suas formas e poses naturais. Sem o pensar, a naçao fez-se o modelo para os seus artistas e o atletismo grego, unido a religiao grega, produziram a arte grega.
     Quanto ao atletismo helenico(grego), nao conseguiu jamais integrar-se entre os costumes romanos. O pudor que era tradiçao em Roma, sentia-se chocado com a nudez dos atletas gregos e os romanos viam no homossexualismo uma vergonha , contrapondo com a gloria que era tida na Grecia antiga.O Bispo Clemente de Alexandria, um dos Pais da Igreja. em 195 d.C., falou sobre isto: " Os atletas da antiguidade, sentindo vergonha de mostrar-se nus, participavam nos ginasticos previstos de um Senador e cobriam suas vergonhas".
     Na antiga Elida, na confluencia do rio Alfeu com seu afluente Cladeu, ficava numa das regioes mais bonitas da Helade(Grecia). Ai tambem, de baixa altitude e repleto de arvores, surgia o monte Cronos. Neste local, por volta do ano 1000 a.C., os sacerdotes ofereciam sacrificios ao deus Cronos. Era onde ficava Olimpia, a sede permanente das Olimpiadas da antiguidade classica. Consta que a beleza da regiao influiu na escolha para a celebraçao dos jogos, pois as divindades, segundo os antigos, preferiam os lugares mais belos para serem homenageados e receberem oferendas. Alem disso, as vantagens geograficas favoreciam a reuniao de ateltas e espectadores, que vindos de todos os cantos da Grecia, participavam da grande festa esportiva destinada a agradar os deuses comuns de todos os helenos(gregos).
     Nos jogos olimpicos de Verao de 1928, em Amsterda(Holanda), o arquiteto neorlandes Jan Wils, incluiu no desenho do estadio olimpico, uma torre e teve a ideia de acender nela uma chama durante os jogos. Na cerimonia de abertura, em 28/07/1928, um empregado da empresa de eletricidade de Amsterda levou-a ate a cidade de Olimpia na Grecia e acendeu-a pela primeira vez esta que continua acesa ate os dias de hoje e nunca mais foi apagada, a chama dos jogos da era moderna, na torre entao chamada Marathan Tower(e que ficou conhecida localmente como "cinzeiro da KLM").
     Quatro(4) anos mais tarde, nos jogos olimpicos de Verao de 1932, voltou a acender-se uma chama durante os jogos no estadio de Los Angeles(EUA). Durante a cerimonia de encerramento foi apresentada uma citaçao de Pierre de Coubertin(1863-1937), educador e filantropo frances, renovador dos jogos praticados na antiga Grecia, que dizia: "Que a tocha olimpica siga o seu curso atraves dos tempos para o bem da humanidade cada vez mais ardente, corajosa e pura".
     Em 1936, nos jogos olimpicos de Berlim, Carl Diem concebeu a cerimonia de transporte da chama olimpica desde o antigo local  de realizaçoes dos jogos em Olimpia, na Grecia, ate ao estadio onde se realizavam os jogos. Mais de 3 mil atletas realizavam uma estafeta para transportar a tocha desde Olimpia ate Berlim, onde o corredor Fritz Schilgen acendeu a chama na cerimonia de abertura de 1º de agosto. A estafeta da tocha passaria a fazer parte dos jogos olimpicos. Tambem nos jogos olimpicos de inverno, a chama olimpica ardeu nos jogos de inverno de 1936 e 1948, mas a primeira estafeta da tocha teve lugar nos jogos olimpicos de 1952. Nessa ocasiao, o fogo nao foi ateado em Olimpia, mas sim em Mordegal, na Noruega, na lareira da casa de Sondre Norheim, que foi o pioneiro do esporte de esqui. Foi tambem ai que foi ateado o fogo nos jogos olimpicos de inverno de 1960 e 1994. Exceto esses anos e 1956, ano em que foi acesa em Roma, em todos os outros jogos de inverno, a chama foi acesa em Olimpia.
     Uns meses antes de cada realizaçao dos jogos olimpicos(a data exata varia de acordo com a duraçao do percurso ate ao estadio olimpico), a chama e ateada em Olimpia, frente as ruinas do templo da deusa Hera, numa cerimonia que pretende recriar o metodo usado na antiguidade e que se destinava a garantir a pureza da chama: atrizes representando sacerdotisas da deusa Hestia, colocam uma tocha na concavidade de um espelho parabolico que concentra os raios da luz do sol que, agora como na antiguidade, acende a chama que marcara o inicio de mais uma realizaçao dos jogos. Em seguida, a chama e transferida para uma urna que e levada ate ao local do antigo estadio. Ai a chama e usada para acender a tocha olimpica, transportada pelo atleta que fara o primeiro percurso da estafeta, que conduzira a chama ao longo do percurso ate ao estadio onde ocorrera as competiçoes.
     Como prevençao, uns dias antes acende-se uma chama usando o mesmo metodo, que e entao mantida acesa para ser usada, caso o ceu esteja nublado no dia da cerimonia. Para os jogos olimpicos de inverno, o procedimento e semelhante, exato que a passagem da chama para o primeiro estafeta e feito em frente ao monumento em homenagem a Pierre de Coubertin(o ressuscitador dos antigos jogos de Olimpia). Depois de 1503 anos desde a sua extinçao pela igreja primitiva, aconteceu um renascimento das Olimpiadas em Atenas em 1896.
     Recentemente, o ritual de acendimento da Pira(fogueira) Olimpica na cerimonia de abertura, se tornou um ritual original e diferente a casa ediçao. Nos jogos de Barcelona de 1992, o arqueiro paraolimpico Antonio Rebello atirou uma flecha com fogo na Pira Olimpica. Dois(2)  anos mais tarde, em Lillehammer 1994, a tocha Olimpica entrou no estadio transportada por um saltador de esqui e o Principe Haakon da Noruega acendeu a Pira Olimpica. Em 2008, a tocha foi levada por Li Ning, que suspenso por cabos, deu uma volta sobre o teto do estadio. Em Moscou de 1980, Sergei Belov subiu ate a Pira por um caminho formado por placas seguradas pelos jovens que formaram os paineis durante a cerimonia de abertura. Em Seul 1988, quem adentrou o estadio Olimpico de Seul foi Sohn Kee Chung, carregando a tocha, sendo considerado o maior heroi olimpico da historia da Coreia do Sul. Em Atenas de 2004, pela primeira vez, a Pira veio "receber" o fogo simbolizando a volta das Olimpiadas a Grecia, enquanto o Nikolao Kaklamanakis cruzava o corredor no meio dos atletas e a Pira se "curvava" para receber o fogo.
     

Um comentário:

  1. Vocês deveriam mudar o nome do site, pois onde já se viu um site com o nome de estudo da bíblia com contextos tão contrários ao livro sagrado!

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