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terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

OS JOGOS CARNEIOS- II PARTE.

     O etnologos, estudiosos da raça humana, admitem a origem religiosa dos jogos(a escola data do seculo XIX).
     O esporte(jogo) ocupava lugar de destaque na educaçao dos atenienses e espartanos. Em esparta, toda a criança recem-nascida era examinada para que, uma vez constatada qualquer deficiencia fisica, fosse posta em isolamento ou ate morta. As maes cuidavam dos filhos ate aos 7 anos de idade. Aos 12 anos, os meninos eram abandonados em grandes rechedos, nus, desarmados e sem comida. Aqueles que conseguiam sobreviver, voltavam a Esparta aos 18 anos e permaneciam como cidadaos de 2ª classe ate aos 30 anos. Sobrevivendo ate aos 30 anos, o espartano tornava-se oficial e exercia todos os direitos de um cidadao completo, como: voto, casamento e procriaçao.
     As relaçoes amorosas entre adolescentes e rapazes mais velhos eram comuns e ate incentivados. Os adultos eram considerados guias intelectuais dos mais novos. Esses guerreiros faziam a separaçao total entre sexo por prazer(com outros homens) e para reproduçao(sexo com mulheres). Ate aos 30 anos, o homem so tinha permissao para realizar sexo com outros homens: ainda nao provou o seu direito de se reproduzir. Sobrevivendo ate essa idade, podeira escolher sua mulher e engravida-la, ou, se nao conseguisse ter filhos, casava-se com um companheiro de armas do exercito. Essa e  provavelmente um dos motivos para serem guerreiros tao terriveis: lutavam lada a lado, nao com um desconhecido, mas com o seu amante nas batalhas.
     Em Esparta, havia Palestras(locais onde os atletas preparavam-se para as competiçoes e praticas de exercicios fisicos) e Ginasios(onde competiam com lançamento de dardo, disco e peso; saltos a distancia, lutas, corridas, nataçao), compreendendo um extenso programa de provas esportivas. Os jogos de bola eram tao variados e populares nesta cidade. Os termos 'jogador de bola' e 'rapaz' equivaliam-se. Nas Palestras construiram-se recintos especiais para os jogos de bola, com o nome 'Sphairistia' e os professores denominavam-se 'Sphairistai'.
     No seculo VII a.C., houve modificaçoes nos torneios  para que as mulheres tambem pudessem competir. Coube ao legislador Licurgo a decisao de que ....."as mulheres, como os homens, devem medir entre si a força e a rapidez, pois a missao das mulheres livres e gerar filhos vigorosos". Nos Jogos Delios, realizados em Delos(a menor das ilhas Ciclades do mar Egeu), em louvor ao deus Apolo, elas participavam de corridas a pe, por categoria segundo a idade, cumprindo um percurso equivalente a 160 metros.
     A origem do jogo do soco ou pugilato, como os gregos praticavam, esta situado em Esparta. Os espartanos combatiam protegidos apenas por um escudo e, por causa disto, era treinados em defesa e aplicaçao de golpes com os punhos. O pugilato teria o objetivo de acostumar os guerreiros a apurar os golpes com o braço esquerdo, o do escudo, e golpear com o braço direito, o da espada. Nos jogos gregos, tal treinamento foi transformado numa luta de morte: o Pancracio(misto de vale-tudo e pugilismo). Pancracio vem do grego "Pankration", que significa "Poderes Totais" ou "Todo-Poderoso". O pancrata seria alguem tao forte, invencivel, poderoso. Da luta dos atletas, surgiu esta modalidade, tipo de luta violenta e sanguinaria. O deus padroeiro da luta era Hermes. Este misto de vale-tudo e pugilismo foi introduzido na 25ª Olimpiada(680 a.C.), sendo tambem implantado na 41ª Olimpiada, em 612 a.C., para jovens atletas. Nao havia divisao por peso. Altura e peso foram sempre os requisitos fundamentais para os pugilistas da Grecia antiga.
     Segundo Tucidides(460-400 a.C.), historiador grego que escreveu sobre a guerra do Peloponeso(431-404 a.C.) e aos espartanos que devem ser atribuidas duas(2) inovaçoes que seriam adotadas por todos os gregos: 1) A nudez completa do atleta nas competiçoes; 2) O uso de oleo no corpo nas lutas dos estadios.
     Esparta possuia rivalidade com outras cidades-Estado(Polis), principalmente Atenas, nao so no campo politico e cultural, mas tambem na pratica dos antigos jogos.
     O Pancracio legou a historia dos combates com punhos, um capitulo de tragedias. Rara era a luta em que nao morria um dos lutadores. Foi do Pancracio que alguns atletas foram coroados mesmo depois de morto. Foi o caso de Creugas de Epidamno, que teve as entranhas arrancadas por um golpe de outro lutador Damoxeno de Siracusa, no final de uma luta que ja durava um(1) dia, Damoxeno, o vencedor, combatera com a intençao de matar, segundo a opiniao dos juizes. Acabou expulso do estadio, enquanto o cadaver de seu adversario recebeu os louros da vitoria. Os primeiros lutadores gregos nao eram pagos, como ocorreu anos mais tarde. No incio, a gloria era a unica recompensa.
     Os espartanos eram particularmente vidrados por tais demonstraçoes de força bruta. Seus campeoes nao apenas ficavam com a maior parte dos premios conquistados nos primeiros anos dos jogos olimpicos, como revesavam nas vitorias com os messenios nas olimpiadas dos anos de 772 a.C. ate 700 a.C.(2ª a 20ª olimpiada). Os atletas espartanos treinavam intensamente para sempre vencerem nos jogos olimpicos em Olimpia(Elida), sul da Grecia. No ano 708 a.C.(18ª olimpiada) venceram nas provas do pentatlo e luta corporal.
     Os espartanos tambem participavam dos jogos piticos, em Delfos; jogos istmicos em Corinto; jogos nemesianos, em Nemeia.
     Esparta teve um papel importante no retorno dos extintos jogos olimpicos, em Olimpia, distrito da Elida. Ifito, rei da Elida, enviou mensageiros a consultar a vontade do deus Apolo, atraves do oraculo de Delfos, desesperado com a peste e guerras que destruiam todo o Peloponeso(Grecia do sul). Recorreu a Pitia, adivinhadora que interpretava a vontade do deus, para saber o que era precioso fazer para conter a furia dos deuses. Pitia declarou ao monarca que restituisse os antigos jogos que foram abandonados por seus antepassados. Neste mesmo ano, em 884 a.C., com auxilio do rei Licurgo, de Esparta e o rei Cleostenes, da cidade de Pisa(Grecia), foram ressuscitados os jogos heracleos. Foi instituida a tregua sagrada, que seria estritamente respeitada durante a realizaçao das olimpiadas, para que os atletas e espectadores pudessem viajar aos jogos de forma segura.
     Em honra ao deus Apolo, Esparta celebrava outras festas espartanas: 1) As Gymnopedias; 2) As Lacintias. Essas festas eram tao importantes que davam nome aos meses espartanos e interrompiam ou adiavam uma guerra. As referidas cerimonias eram ocasioes solenes do Estado espartano e contavam com a obrigatoria  presença de varios segmentos sociais. Em geral, as festas continham danças, lutas entre jovens, etc Essas cerimonias eram realizadas na presença de convidados estrangeiros. As competiçoes de coros de mulheres e homens formaram a base na qual o poeta Alcman inspirou-se para elaborar a maioria dos seus versos.
     O escritor Michael Petterson analisou o carater de cada uma dessas festas e concluiu que as mesmas tinham como funçoes principais reforçar os laços de irmandades entre os espartanos e garantir a boa produçao das futuras colheitas de graos.
     Em 464 a.C., ano em que os espartanos iriam realizar mais uma festividade dos jogos carneios, Deus enviou um terrivel terremoto na cidade de Esparta. Segundo o historiador Tucidides, esta catastrofe ocorreu devido a ira do deus Posseidon, por causa do assassinato de um hilota(escravo pertencente ao Estado) dentro do templo dessa divindade: "E houve tremor no arraial, no campo e em todo o povo; tambem a mesma guarniçao e os destruidores tremeram e ate a terra se alvoroçou; porquanto era tremor de Deus".(I Samuel 14:15).
     "Entao se abalou e tremeu a terra. os fundamentos dos ceus se moveram e se abalaram, porque ele(Deus) se irou".(II Samuel 22:8).
     Devido a conversao do Imperador Teodosio I, ao evangelho de Jesus Cristo, foi decretado a proibiçao das praticas dos jogos carneios, a adoraçao a imagem desta divindade e  extinçao dos demais divertimentos  criados para cultuarem os idolos, no ano 393 d.C. No ano 395 d.C., o filho de Teodosio Flavio Arcadio, Imperador do oriente, envia tropas dos seus aliados, os Godos, para  a Grecia, com o objetivo de destruir tambem em Esparta, os idolos e tambem os estadios e demais construçoes de praticas esportivas. Dos anos 440/450 d.C., os cristaos terminam por destruirem os altares, templos e estadios que porventura ainda estavam de pe, em Esparta e demais cidades gregas.

                                      Bibliografia.
                                      Enciclopedia Mirador-1975-Sao Paulo-volumes: 04, 08 e 13
                                      A historia da civilizaçaoII-Nossa herança classica Will Durant-2ª ediçao-1939
                                      A civilizaçao grega na epoca arcaica-historia antiga-1983-5ª ediçao
                                      Historia da Grecia-antiguidade classica I-2ª ediçao-1972
                                      Ta-hiera-uma cronologia resumida da perseguiçao- online

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