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segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

OS JOGOS CARNEIOS- I PARTE

     Do grego "Agon"= competiçao;  sarx=carne+ sufixo: "eios" ou "eias"=pertencente, portanto: "Combate ou competiçao pertencente a carne. Do latim "Jocus" ou "ludus"= jogos  ou divertimento; "Carnis"=carne; "eios"= pertencente, ou seja, divertimento pertencente a carne.
     Eram torneios esportivos consagrados ao deus Carneios, realizados na cidade de Esparta, localizada no sul da peninsula grega(Peloponeso), regiao da Laconia, banhada pelo rio Eurotas.
     A cidade de Esparta foi fundada no seculo X a.C., pelo povo dorico(originario dos indo-europeus), adquirindo tambem a crença dos deuses cultuados pelos conquistadores. Foi o caso do deus carneios, adorado pelos dorios ha 1200 a.C. O povo aqueu ja venerava esta divindade ha 1700 a.C.
     Com o tempo, os filosofos e autores gregos associaram carneios ao deus Apolo, em processo semelhante que os proprios gregos fizeram, dizendo encontrar o heroi mitologico Heracles(Hercules, deus da força fisica) em todas as naçoes por onde percorreram: 1) Bel ou Baal(Siria); 2) Melkart(Tiro, na Fenicia); 3) deus Djom(Egito); 4) deus Rama(India); 5) deus Ogmios(Galias).
     Uma barca, atravessando o rio Eurotas, contendo a estatua de Apolo-Carneios, enfeitada com coroas de flores, era levada por toda a cidade. Diz a tradiçao, que o deus Apolo castigou Esparta com uma peste, so cessando quando foi instituido os jogos carneios.
 Segundo Pausanias(historiador e geografo grego, do seculo II a.C., que escreveu o livro "Descriçao da Grecia", tratado dos templos, cerimonias religiosas e as glorias da Grecia antiga),  os jogos carneios ou as Carneias, como eram tambem conhecidos, buscam aplacar a ira dos deuses e restaurar a comunhao entre o povo espartano. Segundo Pindaro(518-438 a.C.), poeta lirico grego, estas festividades tambem eram celebradas na cidade dorica de Cirene, no norte da Africa, relatada em uma de suas odes(composiçao em verso a ser cantada), aparecendo no hino de Calimaco ao deus Apolo.
     Durante as festas nos anos 676-673 a.C., ocorriam dois(2) tipos de competiçoes: 1) corridas, pugilismos, lutas corporais, lançamento de dardo e disco, etc nos moldes dos 26º jogos olimpicos(676 a.C.), realizados em Olimpia, na Elida, em honra ao deus Zeus; 2) Competiçoes musicais e representaçoes teatrais nos moldes dos jogos piticos realizados em Delfos(Focida), Grecia Central, realizados em 677 a.C.(54º jogos piticos) em honra ao deus Apolo. Na celebraçao das Carneias, havia tambem danças juvenis e eram sacrificados carneiros a esta divindade.
     Os jogos carneios começavam no 7º dia do mes de carneios e duravam 9 dias. Para cada uma das tribos espartanas, 5 homens solteiros(kametai), na faixa de 18 a 30 anos, eram escolhidos como ministros durante 4 anos, periodo em que nao podiam casar-se. Alguns 'kameatai' eram tambem 'Staphylomai'(ou corredor de uvas). Durante o festival, os corredores de uvas deveriam agarrar um homem que usava uma coroa de folhas de uvas, dai o nome; agarrar este homem coroado significava sorte na proxima colheita.
     Durante os jogos ao deus Apolo-Carneios, nenhum espartano podia deixar o territorio da cidade-Estado(Polis) e os governantes nao podiam liderar expediçoes militares ou declarar guerra. No ano 490 a.C., os espartanos recusaram-se a auxiliar a cidade de Atenas na Batalha de Maratona contra os persas, devido a estas festas em honra a esta divindade. Os relutantes aliados chegaram no dia seguinte, explicando que o pedido de ajuda chegara durante o festival religioso. Adiaram a partida ate o final das cerimonias. Ninguem contestou esta argumentaçao, pois a veneraçao aos deuses prevalecia sobre qualquer obrigaçao. Apesar disso, os espartanos prosseguiram ate a planicie de Maratona para examinar o campo de batalha e prestar homenagem aos 192 atenienses mortos.
     O mesmo ocorreu em 480 a.C., Leonidas(17º rei de Esparta), na ocasiao da invasao persa nas Termopilas(Grecia Continental), se viu impossibilitado de enviar tropas espartanas para a guerra, devido a esta celebraçao a Apolo, quando os combates sao proibidos. Decidiu enfrentar os invasores com apenas a sua guarda pessoal(os 300 espartanos) e os aliados que conseguiu em aldeias vizinhas: 700 Tespios e talvez outros 3300 combatentes. Leonidas dispensou 2700 aliados, ja que nao sentia neles a coragem para pelejar. O curioso e que neste mesmo dia, ocorria a 75ª Olimpiada em louvor ao deus supremo Zeus. Tao sagradas e importantes se tornaram os jogos olimpicos, que nem mesmo a invasao persa os interromperam. Uma das celebres batalhas da antiguidade, sob as ordeus do rei Xerxes, no ataque direto a Grecia continental, conseguiu mobilizar a atençao dos gregos. Enquanto centenas de gregos opunham resistencia a passagem do exercito do general Assuero(Xerxes), filho do rei Dario, milhares de gregos assistiam  as Olimpiadas, em Olimpia, aplaudindo a vitoria do lutador Teogenes de Tasos(uma das ilhas do mar Egeu), que, exatamente no dia da batalha, conquistou a coroa de louros na luta do Pancracio. Um dos persas exclamou, dirigindo-se ao seu general: "Ceus! Que especie de homens sao estes contra os quais nos troxestes para lutar! Homens que brigam entre si nao por dinheiro, mas por honra!" Naquele momento de guerra, os 45 mil gregos que assistiam os jogos, deveriam estar todos nas Termopilas e nao em Olimpia(sul da Grecia). Os gregos seguiam religiosamente a lei das olimpiadas que proclamavam a tregua sagrada e cessavam as hostilidades entre todos os inimigos da Grecia. Embora se tratasse de um inimigo externo(nao-heleno) e de uma situaçao de exceçao, Leonidas(491-480 a.C.) e seus soldados nao receberam reforços e foram massacrados na batalha das Termopilas pelo exercito de 250 mil persas.
     Segundo o historiador grego Tucidides(460-400 a.C.), houve suspensao de expediçoes espartanas em outras ocasioes:
     1) No ano 419 a.C., a cidade de Argos entrou em conflito com a cidade de Megara(ambas no Peloponeso). Esparta chefiava uma confederaçao de cidades- a 'Liga do Peloponeso'- que reunia cidades do sul da Grecia e Grecia central, que incluia a metropole de Megara, logo Esparta era obrigada a auxilia-la nesta batalha. Todavia, devido a estes jogos nao foi possivel obter tropas espartanas.
     2) Em junho de 418 a.C., na batalha da cidade de Mantineia(aliada de Esparta), quando o rei espartano Plistonacte, acudindo Tegea como forma de socorrer o restante das tropas aliadas contra as forças atenieneses, recebeu ordens para retirar suas tropas, por estar proximo das comemoraçao das carneias. Mesmo assim, os aliados de Esparta venceram seus inimigos.
     Apolo tinha um enorme monumento, o Trono de Apolo, na aldeia de Amyclai, construido em 530 a.C., medindo 7 metros de altura,sendo o maior e principal edificaçao da regiao da Laconia. Alem disso, o culto de Apolo estava presente em todas as festas realizadas em Esparta.
     O ritual grego mostrava-se tao variado como os deuses por ele honrado. Os deuses ctonicos, ligados a terra, eram favorecidos com ritos sombrios, que tinham por objetivos aplaca-los ou afugenta-los. Agora, os deuses olimpicos, como Apolo, eram reverenciados com alegres rituais de acolhimento e louvores, oferecendo-lhes os variados jogos de competiçao.
     O templo nao era algo para beneficio da congregaçao e sim so do deus. Como casa do deus, nele construiram estatua, diante de uma chama que jamais se apagava(representaçao viva e espiritual da deusa Hestia). Com frequencia o povo identificava a divindade com a estatua: lavavam-na, vestiam-na e serviam-na com cuidado, repreendendo-a muitas vezes como culpada de negligencia; e corriam entre o povo historias de que a estatua suava, chorava, fechava os olhos. Nos arquivos dos templos, conservava-se a historia dos festejos do deus, bem como dos fatos mais importantes da vida da cidade ou do grupo que o adorava; foi esta a fonte e a primeira forma de historiografia grega.
     A cerimonia do idolo consistia em procissao, canticos, sacrificios de animais, oraçoes, diversos jogos e as  refeiçoes sagradas. Exibiçao de magicas, festas onde participavam pessoas mascaradas, representaçoes teatrais(dramaticas), podiam fazer parte da festa. Tendo chegado ao altar, em regra na frente do templo, os adoradores procuravam por meio de sacrificios, evitar a colera ou conquistar o auxilio do deus.
     Grupo ofereciam os frutos dos campos, das vinhas ou das arvores; com maior frequencia escolhiam um animal agradavel ao paladar da divindade; as vezes, em ocasiao de grandes necessidades, chegavam a sacrificar seres humanos. Os espartanos celebravam os festejos da deusa Artemis Ortia(divindade da caça), reunindo meninos em seu altar e, chicoteando-os, as vezes, ate a morte. Sacrificavam-lhe cavalos, para que Apolo se retirasse do ceu em sua carruagem flamejante.
     Por conta de todo esse fervor, os sacerdotes tinham um papel importante em Esparta. Cada um dos dois(2) reis de Esparta(Agidas e Euripontidas) tinham seus proprios estatutos de sacerdotes. Eram responsaveis por realizar os sacrificios publicos, que, para os espartanos, tinham uma funçao crucial no desenrolar de uma guerra. Antes da partida de um exercito, oferecia-se um sacrificio ao deus supremo Zeus, quando a tropa cruzava as fronteiras realizava-se mais um holocausto a Zeus e outro a deusa Atena(padroeira da cidade); e no momento antes da batalha começar, fazia-se uma sacrificio ao deus Ares Enyalios(deus da guerra).
     A religiao era outra marca muito forte nesta cidade e por conta da quantidade de templos e santuarios encontrados por historiadores e arqueologos, alem de relatos da epoca, acredita-se que o carater religioso  era mais forte em Esparta do que em outras cidades-Estado da Grecia. Foram encontrados 15 estatuas de deuses, 4 altares, 22 templos erguidos a herois(Hercules, Aquiles, Agamenon, os gemeos Castor e Pollx, etc) e 43 templos dedicados a divindades. Por ser uma metropole que valorizava muito a figura  da mulher, as divindades femininas eram muito cultuadas. Haviam templos dedicados a diferentes deuses: Atena, Afrodite, Artemis, etc.

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