Páginas

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

OS JOGOS ROMANOS- III PARTE.

          D-Naumaquias
     Eram combates navais simulados  realizados nos anfiteatros, Circos ou em locais especialmete preparados para receberem um volume de agua suficiente para flutuaçao de navios.
     A primeira naumaquia conhecida foi oferecida por Julio Cesar ao povo de Roma, em 46 a.C., durante a celebraçao do seu quadruplo triunfo. Depois de ter feito construir uma piscina perto do rio Tibre, capaz de albergar autenticas birremes(embarcaçoes com dois remos), trirremes(embarcaçoes com tres remos) e quatrirremes(embarcaçoes com quatro remos), a representaçao mobilizou 2000 combatentes e 400 remadores, recrutados entre os prisioneiros de guerra. No ano 2 a.C., O Imperador Otavio Augusto(44 a.C-14 d.C.), durante a inauguraçao do templo do deus Marte, o Vingador,  ofereceu uma naumaquia retratando a ocorrida Batalha de Salamina( 29/09/480 a.C., entre as tropas persas contra as gregas)              na qual se enfrentaram no lago artificial de 1800 por 1200 pes, 3 mil homens(sem contar os remadores), 30 embarcaçoes dotados de espigao(soldados da guarda nacional romana) e numerosas unidades menores.
     O Imperador Claudio(41-54 d.C.), no ano 52 d.C.,  festejou a inauguraçao do tunel do lago Fucino com uma luta entre trirremes e quatrirremes em que tomaram parte 19 mil homens, num total de 100 navios. Lutaram com muita cortesia, desapontando o Imperador, levando-o a lançar soldados entre eles, a fim de que houvesse derramameto de sangue. A batalha foi tao corajosa que os escravos sobreviventes foram perdoados de seus crimes. Escravos e criminosos eram os mais utilizados nesses espetaculos, sendo chamados de "Naumachiari". Graças a Suetonio(69-141 d.C.), historiador romano, e sua obra Vida dos 12 Cesares, sabemos que os combatentes nas naumaquias, saudaram o imperador antes do combate com uma frase que posteriormente se tornaria famosa: "Os que vao morrer, te saudam".
     Tacito(55-120 d.C.), historiador romano, da uma descriçao do espetaculo que ali se podia ver: "Na mesma epoca, depois de cortar o monte que ha entre o lago Fucino e o rio Liris e a fim de que uma obra tao colossal pudesse ser visitada pelas massas, organiza-se uma batalha naval no mesmo lago, tal como noutro tempo havia feito Otavio Augusto por ocasiao da construçao de um lago do outro lado do Tibre, embora com navios ligeiros e uma tropa menos numerosa. Claudio armou trirremes e quatrirremes e tambem 19 mil homens, tinha feito rodear o perimetro do lago com balsas para que nao houvesse escapatoria alguma, mas, isso, delimitando um espaço para as manobras dos remos, as artes dos pilotos, os ataques dos navios e as demais açoes proprias de combate. Nas balsas tinham-se colocado bandeiras romanas e esquadroes das cortes pretorianas e na parte dianteira montado numa plataforma para disparar desde elas as catapultas e lançadores de projeteis(balistas). O resto do lago eram ocupados por marinheiros em navios cobertos. Uma multidao inumeravel encheu as ribeiras, as colinas e as partes elevadas dos montes, como se de um teatro se tratasse: uns procediam dos municipios proximos e outros da cidade mesma, levados pela mera curiosidade ou por honrar o principe, Este, vestido com um manto apelativo e a seu lado Agripina, com uma clamide(manto preso ao pescoço) dourada, ocuparam a presidencia. Lutou-se, apesar de ser entre malfeitores, com um espirito proprio de valentes guerreiros e apos muitas feridas, perdoou-se-lhes a vida".
     Na inauguraçao do anfiteatro Coliseu, em 80 d.C., o general Tito, encheu d'agua a arena e reproduziu a guerra do Peloponeso(Grecia do Sul), ocorrida entre os anos de 431-404 a.C., entre os gregos das cidades de Corinto e Corcira. O Imperador Nero tambem fez representar a batalha de Salamina, ocorrida em 480 a.C., onde os atenieneses e espartanos derrotaram as tropas persas. Esses combates revestiam-se de tragica realidade:  choques fatais, abordagens, naus desconjuntadas, velas rasgadas, lemes e remos quebrados e, sobre tudo isso, o sangue correndo em abundancia. Feridos gemendo, inumeros cadaveres. A multidao aplaudia maravilhada, embriagada de emoçao.
     C-Jogos Cenicos(Teatro).
     O teatro romano e uma construçao tipica do Imperio Romano, generalizada por todas as provincias do imperio e que tinha a finalidade de servir para interpretaçao de peças teatrais do periodo classico.
     A politica da romanizaçao dos povos conquistados fez que se construisse teatros romanos, assim como anfiteatros, circos, foruns e templos, com caracteristicas semelhantes ao largo de todo o territorio conquistado desde a Hispania ate o oriente Medio.
     As principais caracteristicas do teatro romano derivam em principio das do teatro grego, uma vez que a propria arquitetura romana deriva diretamente da arquitetura grega do periodo helenistico.
     Com o contato com a Grecia, o teatro romano deixou de ter caracteristicas proprias, adquirindo as formas gregas(tragedias, comedias). Começaram por traduzir peças gregas(seculo II a.C.), depois estrangeiras radicados em Roma. Depois os romanos escreveram peças, adaptando temas gregos ou inventando mesmo temas romanos(normalmente baseado na historia). O apogeu do teatro romano deu-se nos seculos III/II a.C. com Plauto e Terencio. Quer a comedia, quer a tragedia romana, tinham diferenças com os modelos gregos: insistiam mais no horror e na violencia do palco que era representada;grande preocupaçao com a moral e discursos elaborados. Mesmo do ponto de vista formal, existiam diferenças(na divisao de atos, no coro, etc). Com o tempo, no final da Republica, o publico perdeu o interesse pelo teatro tradicional, devido a concorrencia dos espetaculos com mais açao(luta de gladiadores, corridas de bigas, etc) e a criaçao de generos teatrais mais simples como as pantominas(representaçoes de um unico ator de uma peça simples e de facil entendimento pelo publico, em que nao falava, dançava, fazia gestos e era acompanhado por musicos e um coro) e mimos(historias tambem simples, mas com varios atores, em que normalmente  se satirizava tipos sociais de forma mesmo obscenas), levaram ao seu quase abandono.
     Com o advento da igreja primitiva, os cristaos viam com maus olhos as representaçoes  teatrais, devido a referencia aos deuses nacionais e as encenaçoes dos atores em atos sensuais e ate  mesmo cenas de nudez. Houve progressivas perseguiçoes ao teatro e varias pregaçoes de membros da igreja contra os atores, que "andavam de terra em terra espalhando a imoralidade". Dedicar-se ao teatro era mal-visto: os atores eram normalmente escravos ou ex-escravos. Raramente mulheres representavam, tendo ma reputaçao as que o faziam. Os papeis femininos eram feitos por homens.
     O Apostolo Paulo, inspirado pelo Espirito Santo, no ano 64 d.C., faz referencia ao teatro de Efeso na exortaçao aos cristaos: "Nem torpezas(indecencias), nem parvoices(bobagens, tolices), nem chocarrices(zombarias), que nao convem; mas antes(ao inves) açoes de graças".(Efesios 5:4).
     D- Jogos do Estadio.
     Copiado da civilizaçao grega, era o lugar onde era realizado as competiçoes atleticas.
     Os jogos do estadio eram compostos de atletismo, que era o conjunto de exercicios fisicos inspirados em tres(3) modalidades: corrida, saltos e lançamento de objetos.
     O estadio tinha a forma da letra "U", com 211 por 23 metros. A corrida era disputada num percurso de 192,27 metros, distancia que os gregos diziam equivaler a 600 pes de Hercules, heroi mitologico(simbolo da força) cujas façanhas, segundo a tradiçao, estariam ligadas a propria origem dos jogos.
     Os jogos em questao foram introduzidos em Roma, logo apos a batalha de Cinecefalos(sul da Macedonia), em 197 a.C., contra Filipe da Macedonia.
     Eram constituidos de provas importantes, como o pentatlo, ou seja, cinco torneios, Para promover o perfeito desenvolvimento dos atletas(grego: "lutadores"), os participantes tinham de concorrer as cinco(5) provas; e para obter a vitoria fazia-se necessario vencer em tres(3) delas. A primeira consistia em salto em distancia; a segunda, constava do arremesso do disco; a terceira competiçao era constituida de tiros de dardo ou lança. A quarta prova e mais importante das cinco(5) provas era a corrida do estadio. A quinta prova era uma luta, a forma de atletismo mais popular.
     Os atletas participantes do atletismo romano, em geral, eram escravos e prisioneiros de guerra. Estavam muito longe de defrutar do prestigio social e gloria que alcançavam os antigos competidores gregos.
     Em Roma, o pugilismo brutalizou-se. As  correias de couro, usadas para envolverem as maos, transformaram-se em terriveis armas e os combates so terminavam com a morte de um dos lutadores. Nesse tipo de luta, o Pancracio(misto de vale-tudo e pugilismo), as bandagens de couro receberam pequenas bolas de metal.
     O Imperador Domiciano(81-96 d.C.) edificou em fins do seculo I d.C., um estadio com o seu nome tambem para essas competiçoes.
     Devido a conversao do Imperador Teodosio I, o Grande, ao evangelho de Jesus Cristo, estes jogos foram proibidos de serem realizados, no ano 393 d.C., a pedido do Bispo Ambrosio de Milao(Italia).

                              Bibliografia.
                              Cesar e Cristo-Freitas Souza- A historia da civilizaçao III-2 ediçao-1971
                              Historia de Roma-Antiguidade Classica II- 3 ediçao
                              A historia da civilizaçao-Nossa herança oriental-1963-Will  Durant
                              Teatro romano-wickipedia, e enciclopedia livre                  



Nenhum comentário:

Postar um comentário