Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

OS JOGOS ROMANOS. II PARTE

          A-Jogos do Circo
     Figurava entre as maiores atraçoes da Urb(povo).
     O Circo era um vasto recinto de forma retangular, fechado em uma extremidade por uma muralha reta e, em outra, por uma curva semicircular. Ao longo da muralha encontravam-se as estribarias situadas de ambos os lados da parte central por onde entrava o prestite(o que presidia a solenidade).
     Na extremidade oposta abria-se a porta triunfal por onde passaria o vencedor. No meio da pista(arena), havia uma plataforma com torres, altares e capelas.
     Para os espetaculos eram reservados aproximadamente 182 dias no ano(para um dia util, um ou dois dias de feriados). Cada uma dessas ferias romanas tinha a sua origem na religiao. O publico ia ao Circo como uma cerimonia, usando a toga(manto comprido) dos grandes dias, respeitava a etiqueta ao levantarem-se para aplaudir as estatuas das divindades que eram carregadas antes das corridas ou lutas. Seguiam um ritual de comportamento e sabiam que se nao obedecessem, seriam punidos.
     Com o aparecimento das corridas e jogos de gladiadores, o povo, em 164 a.C., estava desmerecendo o teatro. O povo aplaudia com fervor cada apariçao dos competidores, agitando o lenço em uma saudaçao emocionante que tinha o acompanhamento de um hino idolatra unido a uma oraçao.
     O Circo Maximo, segundo a tradiçao, teria sido começado sua construçao por Tarquinio Prisco, chefe monarquico da antiga Roma, durante o seu governo(616-579 a.C.) em adoraçao aos deuses etruscos: Tinia, Unia, Hercules, Minerva, etc. Este rei edificou o Circo de Roma e instituiu os jogos romanos.
     Na epoca de Otavio Augusto(44 a.C.-14 a.C.), tinha capacidade para 150 mil espectadores. Sob o reinado dos Flavios(69-96 d.C.) esta capacidade teria sido ampliada para 255 mil espectadores.
     Outros Circos existentes em Roma foram: A) Circo Flaminius, construido em 221 a.C.; B) Circo de Gaius, construido por Caligula(37-41 d.C.) no Vaticano, medindo 180x90 metros.
     Nos Circos faziam manobras militares, corridas de cavalos(hipismo) e, sobretudo, corridas de bigas e quadrigas.
     No dia da festa, 180 mil homens e mulheres dirigiam-se vestidos de gala para o enorme hipodromo. A prova consistia em dar voltas com a maior rapidez permitida. Nas colisoes, muito frequentes, homens, carruagens e cavalos se embolavam numa terrivel tragedia. Quando os corredores alcançavam a meta final, a assistencia hipnotizada erguia-se como uma grande onda de um mar revolto(vagalhao), berrando, gesticulando, sacudindo lenços, rogando maldiçoes e ofensas(palavroes). Os aplausos ao vencedor eram ouvidos alem dos limites da cidade. Cabia ao magistrado, que organizava os jogos, dar o sinal de partida para a corrida, agitando um lenço.
     Na epoca Imperial(27 a.C.-393 d.C.), os cocheiros pertenciam a determinadas faccçoes que disputavam os premios. Havia a facçao branca, a facçao verde, a facçao vermelha e a facçao azul. Cada uma dessas facçoes(organizadas por grandes proprietarios ou capitalistas) pagava a peso de ouro os mais disputados cocheiros e mantinha um numeroso pessoal entre os quais figuravam os treinadores, os veterinarios, etc.
     Os carros de corridas(bigas) eram leves, pequenos e tirados por dois cavalos(bigas), trigas(tres cavalos) e quadrigas(quatro cavalos). O melhor cavalo era atrelado de modo a facilitar o dificil contorno da meta O exito da corrida dependia muito do modo como o cavalo secundava o cocheiro. este permanecia de pe, com o chicote na mao  e as redeas presas  a cintura, em caso de perigo, podia corta-las com uma faca.
     A multidao acompanhava eletrizada o desenrolar das corridas aclamando seus favoritos, com gritos estrondosos que ecoavam na roma deserta, "chegando ate os velhos, crianças e os escravos que permaneciam em casa".
          B) Jogos do Anfiteatro.
     Anfiteatro significa "teatro de dois(2) lados", isto e, eram dois teatros que virados um para o outro formavam uma elipse.
     O anfiteatro era uma concepçao tipicamente romana. Em 59 a.C., o edil(vereador) Curiao, querendo ultrapassar o edil Escauro, na suntuosidade de seus jogos, improvisou uma interessante maquina, que "girando sobre rodizios, ora formava hemiciclos distintos, ora juntava todo o publico no vasto anfiteatro".
     O primeiro anfiteatro de pedra foi construido por Statilius Taurus, amigo de Otavio Augusto, no campo de Marte.
     Os anfiteatros obtiveram exito na Republica, porem tiveram seu alge entre os seculos II a.C. ao V d.C., no periodo imperial.
     Durante a Republica(509-27 a.C.), os jogos foram perdendo o seu carater funebre e em 105 a.C., ocorreram os primeiros jogos financiados oficialmente pelo Estado, promovidos pelos consules Rutilo Rufo e Caio Mamilo. Passaram a ser designados "munus".
     Os jogos cairam no no gosto popular e cresceram em proporçao. Em 44 a.C., o Prefeito Julio Cesar promoveu torneios com 300 pares de lutadores e no Imperio, o Imperador Trajano(98-117 d.C.) fez espetaculos de 117 dias com 5 mil gladiadores lutando. O Imperador Domiciano(81-96 d.C.) chegou a realizar combates noturnos a luz de tochas entre mulheres e em outra ocasiao entre mulheres e anoes. Em 200 d.C., o Imperador Setimo Severo(193-211 d.C.), proibiu os combates femininos.
     O mais famoso anfiteatro era o Flavio ou o Coliseu, erguido no lugar antes ocupado pelo Imperador Nero. O nome "Coliseu" provem de uma estatua colossal de Nero existente neste local, com 48 metros de altura. Sua construçao foi iniciada pelo Imperador Vespasiano, por volta do ano 70 d.C. Seu filho, o Imperador Tito inaugurou-o em 80 d.C., porem a obra so foi concluida no governo do seu irmao, o Imperador Domiciano. O edificio inicial tinha 3 andares e comportava mais de 50 mil pessoas. Dois(2) seculos apos, sua capacidade foi ampliada para quase 90 mil espectadores, quando os Imperadores Severo Alexandre e Gordiano III acrescentaram um quarto pavimento.
     A suposta revelaçao do monge veneravel Beda, dava a entender a importancia que o Coliseu(ou anfieatro Flaviano) era para Roma: "Enquanto o Coliseu se mantiver em pe, Roma permanecera. Quando o Coliseu ruir, Roma caira e se acabara o mundo".
     A arena onde as lutas de gladiadores  ocorriam, tinha o chao de madeira coberto de areia, por isso o nome "arena" e em seu subsolo, existiam jaulas onde os animais ficavam presos, celas para os prisioneiros, locais onde os gladiadores se preparavam e onde as armas eram afiadas. Este subsolo tinha 6 metros de altura. Este edificio permaneceu como sede principal dos espetaculos romanos ate o governo do Imperador Honorio, em 404 d.C., quando decretou o seu fim, confirmando a edito de seu pai Teodosio I.
     Os principais jogos realizados no anfiteatro eram: A) combate de gladiadores; B) combate de homens contra feras(venationes); C)  combate de feras contra feras; D) Naumaquias(combates navais simulados).
     A) Combates de Gladiadores- Os gladiadores eram recrutados entre escravos, condenados por diversos crimes(rebeldes, incendiarios, ladroes, hereges, etc), prisioneiros de guerra e tambem entre homens livres, que  se tornavam profissionais em escolas especiais de gladiadores. Esses combatentes dividiam-se em diversas categorias:
     I) Samnitas- constituiam a mais antiga categoria  de gladiadores. Estavam pesadamente armados com capacete de visagem, escudo grande retangular, espada reta e curta, armadura no braço direito e na perna esquerda. A partir da epoca de Otavio Augusto, os samnitas se dividiam em secutores(seguidores) que lutavam contra os reciarios e os hoplomacos que enfrentavam os tracios.
     II) Reciarios(retiarii)- constituiam a categoria mais simples de gladiadores. Seu armamento era precario. Combatiam nus ou com uma simples tunica, isolados ou em grupos. Usavam uma rede para enrolar o adversario, usavam um punhal e um tridente.
     III) Tracios- Usavam um pequeno escudo redondo, um capacete, um ferro curvo com espada curta, armadura no braço direito e nas pernas.
     IV) Gauleses ou Mirmiloes- Observavam praticas da Galia e estavam armados com capacete, braçal e perneiras.
     V) Hoplitas- Combatiam completamente cobertos de ferro, os cavaleiros lutavam com lanças compridas. Os essediarios, combatiam em carruagem guiado por um cocheiro que permanecia ao lado, de pe.
     Esses espetaculos eram anunciados por cartazes e programas. Iniciavam-se com um desfile aberto pelo organizador(editor) seguido pelos combatentes. O Imperador era saudado com as palavras: "Ave(salve) Cesar, os que vao morrer te saudam!" Ao som das trombetas, tinha inicio os torneios. O ferido que ficava a merce do adversario, podia implorar graça a multidao, estendendo a mao esquerda para o estrado oficial. De acordo com a reaçao da multidao(favoravel ou nao), o editor levantava ou abaixava o polegar. O primeiro gesto significava que o gladiador devia ser poupado, o segundo era sentença de morte. Os covardes provocavam a ira da multidao e para ela, nao havia compaixao. Instigavam-nos ao combate com açoites e ferros em brasas e do anfiteatro partiam insultos e ameaças. As vezes o vencedor tinha de enfrentar, um apos outro, tres ou quatro adversarios. Os  condenados a pena de morte vinham de toda a parte para Roma, onde eram mandados para as escolas de gladiadores e depois de instruidos, para o anfiteatro. Os vencedores recebiam honrarias, premios em dinheiro e prestigio. Apos um certo numero de vitorias, eram dispensados da arena. Os escravos podiam adquirir a liberdade.
     B) Combate de homens com feras       C) Combate de feras com feras
     As venationes(caça as feras) eram replicas das caçadas que aconteciam na epoca. Começaram como um espetaculo de abertura em um dia de jogos, mas com o tempo ganharam publico e tornaram-se uma exibiçao independente. As arenas eram enfeitadas para lembrar o ambiente natural dos animais, que muitas das vezes eram colocados para lutarem entre si, como por exemplo, urso contra leao e elefante contra touro. Em 250 a.  C., foram mortos no Circo 142 elefantes. No ano 168 a.C., 63 panteras e 40 ursos. Silas, um dos ditadores que governaram Roma no seculo I a.C., mandou 100 leoes para o combate. Pompeu, um dos socios de Julio Cesar no governo romano, encaminhou para a morte 365 leoes e 20 elefantes. O proprio Cesar apresentou no Circo 400 leoes, alem de colocar em luta 640 gladiadores. Anos mais tarde, Otavio Augusto(27a.C.-14 d.C.), Imperador romano, promoveu 8 espetaculos nos quais 10 mil gladiadores se enfrentaram.
     Nos carceres do anfiteatro, encontravam-se animais provenientes de todas as regioes do imperio, principalmente da Africa: hipopotamos, elefantes, rinocerontes, touros, girafas, crocodilos, tigres, panteras, leoes, lobos, linces, ursos, javalis, leopardos,etc.
     No ano 11 a.C., foi visto em Roma o primeiro tigre. Otavio Augusto conta que, em seu reinado, foram mortas 3500 feras da Africa, porem o general Tito fez lutar 5 mil animais em um so dia. O Imperador Trajano(98-117 d.C.), deixou que se matassem uma as outras, 11 mil feras durante uma festa que durou 4 meses. No tempo do Imperador Nero(54-68 d.C.), certo dia, houve uma luta entre 400 tigres contra touros e elefantes.Outra vez no tempo de Caligula abateram-se 400 ursos. O Imperador Claudio(41-54 d.C.) fez uma divisao de pretorianos(guardas oficiais do imperador) lutar contra panteras. Nero fez os pretorianos lutarem contra 400 ursos e 300 leoes. Quando as feras se recusavam a lutar, eram espicaçadas ou enfurecidas a chicotadas, pontaços e ferro em brasas. Os combates entre touros e homens, ja muito tempo populares na Tessalia e em Creta, foram introduzidas em Roma por Julio Cesar e tornaram-se frequentes no anfiteatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário