Páginas

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

JOGOS DE BOLA NA AMERICA PRE-COLOMBIANA- I PARTE

     A America ja era habitada quando os europeus, no seculo XV, aqui chegaram. Seus habitantes foram chamados Indios ou Amerindios, porque na epoca do descobrimento se acreditou que a regiao encontrada por Cristovao Colombo fosse um prolongamento das Indias(12/10/1492).
     Estudiosos explicam que os povos selvagens, vivendo primitivamente em tribos, praticavam esportes em devoçao aos seus deuses(especialmente o sol). O proprio sentimento carnal do ser humano o impulsiona(induz) a competir esportivamente com o seu proximo, para demonstrar poderio e supremacia.
     Karl Lunholz descobriu na regiao da Sierra Madre, no Mexico, os indios Trarahumaras, praticando esportes, destacando-se entre eles homens de vitalidade sensacional, com resultados que lhes dariam verdadeiros recordes mundiais. Outros achados arqueologicos atestam que, em varios pontos da America pre-colombiana, a mesma epoca em que os chineses e japoneses se entregavam ao futebol(cerca de 2600 a.C.), que os nativos tambem se dedicavam a jogos de borracha. O historiador espanhol Herrera Y Tordesillas menciona "uma bola de borracha extraida das arvores", que os indios Caribes jogavam, no Haiti(Antilhas), quando la chegou Cristovao Colombo, em 1492. O missionario frances Charlevoix e o cronista Sahagun, em suas viagens ao Mexico e a Sao Domingos, la encontraram o mesmo tipo de bola.
     O Abade Prevost, ja no seculo XVIII, afirma ser muito antigo, entre os astecas, um jogo denominado "tlatchtli"(jogo de bola simbolizando o universo), semelhante a Pela dos europeus.
     Acredita o historiador Jean de Floc'hmoan que tenha sido os sul-americanos os primeiros a fabricarem bolas de resina com fins competitivos. Os Araucanos, tribos indigenas que habitavam as provincias de Arauco e Valdivia, no Chile, conheciam um jogo parecido com o "tlatchtli", enquanto os puelches, indigenas da Patagonia(Argentina) jogavam o "tcholkan", empregando um pedaço de tronco de arvore para acionar a bola, como no basebol ou no hoquei(jogo de conjunto consistente em introduzir nas redes do adversario uma pequena bola maciça, batendo-a com um pau recurvado em angulo maior que o angulo reto).
     Embora cronistas espanhois mencionarem "meninos maias e astecas impulsonando, com os pes esferas de latex, todos esses jogos eram, basicamente disputados com as nadegas.
                                            "OLMECAS"
     Civilizaçao mais antigas do Mexico. Se espalharam numa area de 200 por 50 km.
     Habitavam nas florestas tropicais umidas do litoral de Vera Cruz e Tabasco. Dentro dessa regiao, San Lorenzo, o mais antigo centro conhecido, floresceu desde o ano de 1250 a 900 a.C., quando foi destruido.
     O estilo de arte Olmeca nos oferece uma visao de sua religiao politeista, dominada por um panteao de seres sobrenaturais temiveis: parte humana, parte animal.
     O jogo de bola mesoamericano era um desporto com associaçoes rituais jogado ao longo de mais de 3000a.C., pelos povos das tres(3) Americas em tempos pre-colombianos.
     Os campos de jogo da bola pre-colombianos tem sido encontrados desde o Arizona(regiao sudoeste dos EUA) ate a Nicaragua(pais da America central) e tambem em varias ilhas do Caribe, como Cuba e Porto Rico, o que denota bem a popularidade deste desporto.
     O jogo da bola e tao antigo quanto a civilizaçao Olmeca. O nome que os Astecas davam aos Olmecas era "povo-borracha", pois atribuiam a origem do jogo da bola a este povo antigo. Uma duzia de bolas de borracha, com diametro entre 10 e 20 cm, foram encontrados em El Manati, um local de sacrificio usado pelos Olmecas. As bolas  mais antigas, que sao tambem as menores, datam de 1600 a.C. Estas bolas de borracha foram encontradas juntamente com outras oferendas rituais, indicando que em tempos tao remotos, o jogo ja tinha conotaçao religiosa e ritual.
     O campo de jogo mais antigo que se conhece esta em Paso de la Amada, data aproximadamente 1400 a.C. Um campo de jogo da bola rudimentar tambem foi descoberto no sitio Olmeca de San Lorenzo Tenochtitlan e existem provas significativas na forma de trabalhos artisticos Olmecas. Durante as escavaçoes efetuadas em San Lorenzo foram encontradas figuras de jogadores datadas de 1250 a.C. Juntamente com estas figuras, foram encontradas peças relacionadas com a icnografia do milho, sugerindo uma associaçao entre o jogo da bola e rituais de fertilidade.
                                     "ASTECAS".(1325-1521).
     Eram antigos indigenas que chegaram tardiamente ao Mexico Central, no seculo XIII d.C., sendo por longo tempo considerados intrusos, semibarbaros, pobres e sem terra. Separados dos Incas pela mata fechada do istmo do Panama, os Astecas alcançaram o seu apogeu em 1345 com a fundaçao de sua capital, Tenochtitlan, em uma ilha pantanosa do lago texcoco. Sau ascençao data somente do reinado do Imperador Itzcoatl(1428-1440).
     Podem ser chamados "Mexicas", derivando o nome do pais Mexico.
     A versao asteca do jogo da bola e chamada "Ullamalztli". As cidades astecas, como outras metropoles mesoamericanas, tinham normalmente varios campos de jogo da bola chamados "tlachtli". Existem mais de 1500 campos de jogos da bola indigena em todo o Mexico.
     Para  os astecas, este jogo com bola tinha um carater religioso, mas onde os Maias  explicavam seu significado como sendo "uma batalha entre os senhores do inframundo e os seus adversarios terrenos", por outro lado os astecas viam uma batalha entre as forças da noite lideradas pela lua e estrelas representadas pela deusa Coyolxahqui e os seus filhos centzonuitznaua e o sol personificado por Huitzilopochtli.
     O jogo era extremamente violento. Ocorriam frequentemente ferimentos graves, infligidos quer pela bola densa e pesada quer por outros jogadores e as mortes eram comuns. Algumas  contusoes sofridas durante o jogo eram tao severas que tinham que ser lancetadas de forma a extrair o sangue acumulado. Isto seria certamente significativo nos rituais de sacrificio e sangria que acompanhavam o jogo da bola asteca.
     O cranio de um perdedor podia ser utilizado como uma nova bola a ser usada. Os sacrificios humanos tornaram-se rotina nas partidas de jogo de bola nos diversos campos de cidades poderosas.
     Jogar bola era essencial na manutençao da ordem cosmica do universo e regeneraçao ritual da vida. Era um jogo de sorte, pericia e trapaça , refletindo a vida.
     As palavras "campo de jogo" e  "cemiterio" passaram a ser equivalentes. Os campos de jogo tornaram-se para sempre ritualmente ligados com a morte. O estadio tornou-se um lugar de transiçao, um estagio entre a vida e a morte. Ao longo da linha central do campo eram colocadas gravuras de cenas religiosas do jogo da bola, usualmente limitadas por um quadrifolio, que marcava uma entrada de um portal de acesso a outro mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário