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quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

JOGOS DE BOLA NA AMERICA PRE-COLOMBIANA- II PARTE

     No dia 25 de abril de 1519, Fernando Cortez e seus soldados tiveram o primeiro contato com os astecas. Eram emissarios do Imperador Montezuma. Segundo uma antiga profecia asteca, neste ano, deveria chegar a regiao o deus Quetzalcatl, a serpente emplumada. Por isso, no começo os astecas pensaram que os espanhois eram deuses e os presentearam com ouro.
     No dia 08 de novembro de 1519, Cortez e seus homens se encontraram pela primeira vez com o Imperador Montezuma. Embora ja desconfiasse que eles nao eram deuses, o Imperador lhes deu boa acolhida.
    02(dois) espanhois contaram no recinto do templo de Tenochtitlan um total de 136 mil cranios de inimigos astecas, empilhados num andaime de barras. Quando, em 1519, o imperador asteca Montezuma II(xocoyotzin-"O honoravel mais jovem"), cujo reinado durou de 1503 a 1520, levou o corajoso e audaz conquistador Fernando Cortez e os oficiais do seu exercito para lhes mostrar os santuarios da capital asteca, os aventureiros espanhois gelaram de terror; acharam inconcebivel aquilo que lhes era dado a ver e nao conseguiram dominar a imensa repulsa que sentiram pelos lugares, os quais seus anfitrioes involuntarios consideravam sagrados. Num altar sagrado erguido ante a colossal imagem de Huitzilopochtlis, o deus da guerra e padroeiro dos astecas,  viram 03 coraçoes humanos, ainda quentes e pulsantes, colocados num vaso de ouro, a guisa de oferenda. As cavidades ou vaos das paredes do templo estavam com uma crosta de sangue humano coagulado. Em sua cronica sobre a conquista do Mexico, Bernal Diaz comentou que "o fedor era menos  suportavel do que os matadouros de Castela". Os sacerdotes com seus enfeites bizarros e vestes impregnadas de sangue que se movimentavam silenciosamente, pareceram aos espanhois como verdadeiros servos de satanas. Na plataforma de Teocalli, o  enorme templo-piramide, vislumbravam horrorizados um bloco de jaspe, em forma de cone achatado; ali eram colocados os corpos das infelizes vitimas, em sua maioria escravos. Em seguida, conforme o relatam cronistas astecas: "abriam-lhes o peito com uma faca grossa e larga de pedra de fogo". O coraçao do cativo e chamado de "precioso fruto de cacto da aguia". Em ritual sagrado, o sacerdote levanta-o ao sol, ao qual e oferecido em sacrificio e como alimento. Os corpos dos homens assim mortos eram atirados pelos 114 degraus da escadaria de Teocalli abaixo e as cabeças. decepadas e colocadas numa viga transversal. Nas imediaçoes diretas daquele monumento abominavel encontrava-se o campo sagrado do jogo de bola.
     Os jogadores utilizavam proteçoes alcochoadas feitas de algodao, provavelmente recheados com algodao por fiar, enroladas a volta de placas provavelmente feitas de madeira colocada a cintura, mas certamente nao feitas de pedra como as encontradas em algus locais. Utilizavam tambem almofadas nos joelhos e proteçao nas pernas e no antebraços. Em certas ocasioes, os jogadores usavam  elaborados enfeites na cabeça, muitas vezes retratadas em vasos de ceramica pintada. Algus deles, mascaravam-se como "Yaxpac" de Copan, sublinhando a importancia do jogo da bola. Em certas ocasioes, as cerimonias pos-partida, incuiam o sacrificio do capitao e outros jogadores da equipe derrotada. Os prisioneiros de guerra jogavam bola com os vitoriosos com um desfecho pre-determinado. Os cativos eram decapitados e o lider da equipe vencedora segurava a cabeça cortada do lider adversario, posto de joelhos.
     Nao resta duvida que, anteriormente a conquista espanhola, havia um campo de jogo da bola em toda a cidade de maior ou menor importancia no Mexico setentrional(norte). Aos conquistadores europeus, o jogo da bola deve ter parecido enigmatico, inventado pelo diabo, razao pela qual destruiram os templos e os campos de jogo pagao. Os sacrificios humanos ligados a esse culto inspiraram-lhe o mais profundo horror. O panico levou o capitao Pedro de Alvarado e seus 200 soldados, na ausencia de Cortez, a interromperem o ritual religioso no interior do templo, no dia 23 de maio de 1520, exterminando cerca de 6 mil astecas que dançavam na cadencia de seus tambores. Foi entao que os cavaleiros da fortuna, bem longe de pautarem sua propria conduta  pelos principes da etica, se encheram de indignaçao e julgaram ter encontrado um povo de barbara primitividade,fato, no entanto, em forte contraste com a cultura requintadissima dos espanhois. O jogo da bola, conforme fora encontrado pelos conquistadores europeus, tinha a significaçao de uma comemoraçao primitivo-sacral, em toda a concepçao da palavra.
     Depois deste massacre, passados 7 anos, Fernando Cortez, em 1528, levou alguns sobreviventes astecas  a Espanha, para demonstarem perante a corte espanhola, governada pelo rei Carlos V,  a exibiçao do jogo da bola. Os espanhois ficaram fascinados com as bolas saltando no chao.

                          " ORIGINARIO DA AMERICA DO SUL"?
     Em 1914, o etnologo alemao Konrad Theodor Press empreendera uma expediçao ao interior da Colombia e, meses a fio, conviveu com os indios Uitotos na Cordilheira leste. Ao estudar a lingua e os costumes dessa tribo primitiva, ja em contato com o homem branco, mas ainda observava estritamente as tradiçoes antigas, Press descobriu que, de 2 em 2 anos, nos meses de março e setembro, celebravam a festa do jogo da bola. O etnologo anotou os canticos e contos rituais que acompanhavam esse festival e com auxilio de um indio que falava espanhol, conseguiu verte-los para o alemao. Inicialmente, os textos eram  apenas referencias a uma festa de fertilidade; no fim  de um dos contos houve, no entanto, uma passagem surpreendente, dizendo: "Ao jogar a bola, toda gente e alegre, ninguem se zanga. Tambem costumam dançar  observando boa ordem. De noite, danças e de dia divertem-se com a bola. Se nao fosse pela bola, nosso objeto magico, toda gente estaria triste. Portanto, nosso pai deu-nos a bola e disse-nos a boa palavra, que nao deve ser menosprezada, a palavra de nossa boa bola de borracha. Essas palavras nao as esquecemos, pois, por seu intermedio a palavra veio a Terra e por meio dessasa palavras jogamos com bola. Ao jogarmos a bola nao praticamos malicia, porque a boa palavra e coisa sagrada e quem desrespeitar sera punido pelo deus do jogo da bola; ele observa os jogadores e sabe quem e o infrator".
     O termo uitoto para "bola" e "uike", que significa  "fruto da seringueira", pelo jogo da bola na epoca da colheita, a natureza devia ser obrigada a proporcionar safra abundante tambem no futuro. Esse conto,no entanto, permite tirar conclusoes sobre um sentido ainda mais profundo. Quando, por comentarios sobre os uitotos, Press chegou a saber que essa tribo formulara o seguinte conceito sobre a origem de todas as coisas: "No inicio houve a palavra que deu origem ao pai", ficou intrigado, posteriormente, chegando a descobrir o mito, servindo a base ao jogo da bola. Nessa tribo indigena, a genese era, ao mesmo tempo, a historia da sociedade; seu ancestral, personificando o Criador do mundo era "Moma", o deus da lua. A bola de borracha e a imagem de Moma; seu corpo e invisivel, mas sua alma vive na bola, bem como nos frutos da seringueira. O mito conta o  drama do desaparecimento e do ressurgimento da lua. O desenrolar da açao e um tanto confuso, tem numerosos episodios e se inicia quando o deus da lua joga bola com magicos maus, tem sua cabeça decepada pela bola e seu corpo devorado pelos magicos.
     No segundo jogo da bola, os 2 filhos de Moma vingam o pai, fazendo explodir a bola d'agua dos magicos, que assim chegam a perecer. Essas poucas  palavras ja revelam certa analogia com o conto dos Quiches, de Hunahpu exbalanque. Tambem neste ultimo conto, a geraçao mais velha dos seres da luz simbolizados pela lua, cai vitima dos demonios das trevas, ao passo que a geraçao mais nova vence e se transpoe no firmamento. Os dois(2) mitos nao apresentam apenas o mesmo principio basico, mas, alem disto, correspondem surpreendentemente em diversos detalhes. Nos  Uitotos, destaca-se, tao-somente, o detalhe da dualidade da lua, simbolizada pela bola de borracha: a lua cheia, que sucede a lua nova, a qual e representada pela bola d'agua dos demonios das trevas e vem sendo absorvida pelos raios do sol. Entre os Quiches, Maias altamente civilizadas e os Uitotos, povo primitivo, quase nao existia ligaçoes, alem da mencionada, sendo que nao ha prova de quaisquer outras influencias culturais. Alias, o primitivismo dos Uitotos teve sua expressao tambem na maneira com que praticavam o jogo da bola; ela era lançada para cima com os joelhos e mantida no ar, tanto quanto possivel, para no fim, cair dentro de uma cesta. O unico traço em comum e o mito, representando as linhas mestras da religiao primitiva, que existiam antes do aparecimento das grandes culturas indianas. E  permitido supor que o jogo da bola prosseguiu do Caribe para a America Central, onde chegou a enorme evoluçao e requinte, cujos reflexos voltaram novamente para o Caribe. No entanto, isto nao explicaria todas as caracteristicas do jogo da bola dos astecas.

                                         Bibliografia
                        Wickipedia/enciclopia livre/ Jogo de bola mesoamericano.
                         A civilizaçao Asteca-de Jacques Soustelle-traduçao: Maria Julia Goldwasser-1987-
                         Herois, deuses e super-homens-As grandes conquistas esportivas- de Walter Umminger-1968-Sao Paulo            

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