Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

OS JOGOS ROMANOS. I PARTE

     Nome derivado do latim "Ludis Romani", que significa 'Jogos Romanos'.
     Os romanos adoravam uma infinidade de deuses, tais como: Roma, Apolo, Jupiter, Hercules, Diana(deusa da lua), Ceres(deusa da agricultura), Mercurio, etc.
     Apesar da mudança do regime governamental, continuou a existir em Roma um rei religioso(rex sacrorum), sacerdote de Janus, e que tinha autoridade sobre os demais sacerdotes.
     Flamines eram os sacerdotes publicos do povo romano. Sua instituiçao era antiquissima. Haviam 15 flamines que se dedicavam aos cultos de certas divindades antigas. Os  tres(3) primeiros flamines eram os "maiores": "Flamen Dialis"(sacerdotes de Jupiter), "flamen martialis"(sacerdotes de Marte) e "flamen Quirialis"(sacerdotes de Quirino). Os restantes flamines eram "menores".
     Os romanos, como os gregos e outros povos do paganismo, realizavam duas(2) especies de cerimonias em louvores aos seus deuses:
    I) As preces e imolaçao de animais, sem defeito algum, terminando com uma refeiçao simbolica do deus, composta de partes escolhidas das vitimas. O restante era consumido pelos participantes do ritual;
     II) As celebraçoes dos grandes jogos: acontecimentos mais importantes de Roma. Realizavam-se principalmente para a celebraçao dos festivais religiosos.
     A partir do ano 336 a.C., data em que os gregos celebravam em Olimpia a realizaçao da 111 Olimpiada em honra ao deus Zeus olimpico, os jogos romanos começaram a fazer parte do calendario publico, sendo realizados anualmente. Graças ao seu sucesso, uma grande variedade de torneios foram incluidos com o passar do tempo.
     No periodo republicano(509-27 a.C.), os jogos mais importantes foram os de Jupiter Otimo Maximo, denominados "os Grandes Jogos" e tinham a duraçao de 15 dias. Os jogos possuiam um tal impacto no publico que era frequente os "edis"(parlamentares municipais) contribuiam com somas em dinheiro bastante robustas para o seu financiamento, a fim de se notabilizarem, apesar dos custos serem financiados pelo Estado.
     A cada divindade romana era oferecida os seguintes jogos:
     I) Jogos em honra a Grande Mae: deusa Cibele(da fertilidade). Proveniente do Monte Ida(proximo a antiga Ilion), sendo colocada provisoriamente no Palatino(monte onde ficava a cidade de Roma), no templo da deusa Vitoria, no ano 204 a.C., ate a inauguraçao de um santuario proprio em 191 a.C.  Cibele tinha forma de uma pedra negra vinda de Pessinunte. Este festival em honra de Cibele, denominava-se "Megalesia" e ocorriam entre os dias 04 e 10 de abril, com torneios esportivos e representaçoes teatrais.
     II) Jogos Ceriales(Ludi Ceriales)- Torneios esportivos em honra de Ceres(deusa da agricultura).
     III) Jogos Florais ou Floralias(Ludi Florales)-- Jogos em honra a deusa Flora, uma das 12 divindades para as quais o Sabino Tito Tacio mandou erigir um altar e tinha um templo antiquissimo no Quirinal. Flora era uma potencia da natureza que fazia florir as arvores, segundo os romanos, e presidia a tudo o que florescia. Estas competiçoes eram praticadas por rapazes e moças nas festas das rosas. Corriam com flores nas maos, significando que o vigor da juventude passava depressa. Essas disputas ocorriam geralmente em abril, a fim de invocar a proteçao da deusa para a agricultura. Havia tambem a participaçao de prostitutas, que lutavam durante largo tempo, ao som das trombetas, sendo a vencedora coroada de flores.
    IV) Jogos Apolinarios(Ludi Apollinares)- Festas esportivas instituidas em 212 a.C., regulares a partir de 208 a.C., em gratidao ao deus Apolo, pelas vitorias alcançadas nas guerras contra outras naçoes. Essas competiçoes ocorriam no dia 23 de setembro.
     V) Jogos Plebeus(Ludi Plebei)- Instituidos para acalmar a plebe(povo). Em seu ano como edil(vereador), em 33 a.C., o rei Agripa(sogro de Otavio Augusto), o maior dos engenheiros de Roma, instituiu jogos durante 55 dias seguidos. Ocorriam entre os dias 04 e 17 de maio e eram consagrados ao deus supremo Jupiter.
      VI) Jogos Romanos(Ludi Romani)- Instituidos em 616 a.C., com a finalidade de celebrar a cidade de Roma ou a propria deusa Roma. A deusa Roma era padroeira da cidade de Troia ou Ilio, situada no extremo noroeste da Asia Menor, entre o golfo de Endremita e o mar de Marmata. A deusa, edificaram templos, onde davam-lhe as maiores honras. Denominavam-na "Roma Eterna", "A Rainha das Cidades", "A deusa das Naçoes", "A Soberana do Universo". Estes jogos eram praticados quando ocorriam triunfos, eleiçoes e nascimentos na familia imperial.
     VII) Jogos Seculares(Ludi Saeculares)- Tinham por finalidade assegurar a prosperidade de Roma por um periodo longo de seu futuro, "um seculo", que se avaliava em cerca de 110 anos.
     VIII) Quirinais- Festas que os romanos celebravam em adoraçao a Romulo(fundador da cidade), denominado Quirino.
     IX) Saturnais ou Saturnalias(Saturnia Regna)-"A Idade de Ouro no Reino de Saturno". Festas de fundo agricola, em honra ao deus Saturno, permanecendo populares em Roma e nas cidades do interior ate o seculo IV d.C. Sua duraçao foi inicialmente um(1) dia, chegando a sete(7) no tempo de Caligula(37-41 d.C.). Sao consideradas antecessoras do carnaval. Saturno possuia um templo datado do ano 497 a.C.
     X) Jogos Martialis- Cerimonias religiosas em devoçao a Marte, deus da guerra. Nessas festividades, denominadas "Equirrias", oferecia-se a esta divindade danças guerreiras, no campo de Marte. Os salis, sacerdotes que executavam as danças guerreiras, no periodo de 1 a 23 de março, passeavam por toda a cidade de Roma, dançando, gritando e batendo os escudos com toda a força que tinham. Competiam com cavalos de guerra, celebradas em 27de fevereiro, 14 de março e 15 de outubro(neste dia, o cavalo vencedor era sacrificado a este idolo pelo sacerdote publico: "Flamen Martialis".
     XI) Jogos Netunais- Disputas esportivas organizadas em honra ao deus Netuno(senhor das aguas), no dia 23 de julho. Essas competiçoes  correspondiam aos jogos istimicos realizados pela civilizaçao grega em honra ao deus Posseidon.
     Nos dias 05 de setembro e 13 de novembro, eram realizados jogos em devoçao a Jupiter Stator. No dia 13 de setembro, ocorriam jogos em veneraçao  aos deuses Jupiter Optimus Maximus, Juno e Minerva.
     A partir do seculo I d.C., os principais espetaculos publicos romanos ficaram assim divididos:
     A) Jogos do Circo(Hipocromo)
     B) Jogos do Anfiteatro
     C) Jogos Cenicos(Representaçoes Teatrais)
     D) Jogos do Estadio

Nenhum comentário:

Postar um comentário