Páginas

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

ORIGEM DOS JOGOS OLIMPICOS- II PARTE

     Datas de introduçao das provas:
     776 a.C.- corrida do estadio ou dromo(pouco menos de 200 metros).
     724 a.C.(14 olimpiada)- E acrescentada a corrida dupla do estadio ou "diaulo", correspondente aos atuais 400 metros.
     720 a.C.(15 olimpiada)- E incluida a corrida de resistencia-"dolica"- disputada em 4,7,12 e 24 vezes a extensao do estadio, ou seja, pouco mais de 4 mil e 500 metros. O corredor Orsipo embaraça os pes na faixa que lhe corria os rins, mas consegue se desembaraçar com muito esforço. Dai por diante, estabelece-se o costume dos atletas sempre competirem completamente nus nos campos e pistas olimpicas.
     708 a.C.(18 olimpiada)- Foi incluida a luta corporal, como tambem o pentatlo: salto de extensao, corridas do estadio, arremesso do disco e darde
     688 a.C.(23 olimpiada)- Inclusao do pugilismo.
     680 a.C.(25 olimpiada)- Inclusao de corrida de quadrigas(carros puxados por quatro cavalos).
     VII a.C.(672 a.C.)- Institui-se aos atletas que lutassem no estadio, juntamente com os treinadores, se apresentassem completamente nus, para evitar que as mulheres se disfarçassem em homens, para assistirem os jogos(o que era proibido ao sexo feminino).
     648 a.C.(33 olimpiada)- E introduzido o pacracio: combinaçao de luta e pugilato. Começam a ser disputadas as corridas de cavalos montados(hipismo)
     632 a.C.(37 olimpiada)- Luta para rapazes.
     628 a.C.(38 olimpiada)- Pentatlo para rapazes(imediatamente abolidas para as olimpiadas seguintes).
     616 a.C.(41 olimpiada)- Pugilismo para rapazes.
     500 a.C.(70 olimpiada)- corridas com carroça puxadas por mulas.
     496 a.C.(71 olimpiada)- corridas com eguas.
     408 a.C.(93 olimpiada)- Corridas de bigas(carros puxados por dois cavalos).
     Reconstituiçao do programa olimpico:
     1 dia- cerimonia de juramento dos atletas e dos juizes na camara do conselho(Buleuteriom), perante a estatua de Zeus Korkios(Zeus dos juramentos). As sacerdotisas da deusa Hestia acendiam a tocha que ficaria acesa durante as competiçoes em reverencia ao patrono dos jogos-Zeus.
     -Provas de lutas, pugilismo, pancracio para rapazes
     -Consulta de Oraculos. Perguntavam aos adivinhos, quais atletas venceriam as competiçoes.
     2 dia- Ocorriam as corridas equestres: os concorrentes entram no hipodromo em procissao.
     -Pentatlo(a tarde); cerimonias no santuario de Pelops, identificado pela tradiçao como o primeiro vencedor nos jogos. Reconstituiçao de suas cerimonias funebres; desfiles no Altis(bosque sagrado), em honra dos quais sao entoados hinos. Banquetes.
     3 dia- Procissao pela manha, por todos os atletas, juizes e embaixadores das cidades gregas(que transportavam vasos de ouro e prata, representando a riqueza de suas localidades) pelo Altis. A procissao para em frente ao grande altar de Zeus, onde se realiza o sacrificio de 100 bois oferecidos pelo povo da Elida.
     -Corridas pedestres; a noite, havia um banquete no qual participavam os atletas, os convidados e os espectadores, recorrendo-se a carne utilizada no sacrificio feito pela manha.
     4 dia-Lutas; pugilato e pancracio(meio-dia) e a tarde, ocorriam corridas com armas.
     5 dia- Procissao liderada pelos atletas vencedores ate ao templo de Zeus, onde sao premiados um por um com uma coroa de louro entregue pelos juizes. Os espectadores atiram petalas e folhas sobre os vencedores. A noite, grandes festas e  muita comida e bebida. No dia seguinte, os atletas, espectadores e embaixadores iniciam a viagem de regresso as suas terras de origem. Os vencedores entram em suas cidades, sendo precedidos e seguidos por um numeroso cortejo, num aparato de triunfo, vestidos de purpura, num carro puxado por 4 cavalos, os "herois" olimpicos em grande estilo.
     Em 336 a.C.(ano em que seriam realizados os 111 jogos olimpicos), depois das cidades gregas terem sido conquistadas por Felipe II da Macedonia e pelo seu filho Alexandre Magno(o Grande), foi construido no Altis o 'Filipeion', um edificio onde se encontravam estatuas de Alexandre e de sua familia feitas de ouro e marfim, materiais que ate entao tinham sido reservados as estatuas dos deuses. Nas 114 olimpiadas(setembro de 324 a.C.), Alexandre fez ler seu edito sobre o regresso dos exilados, diante de uma multidao de 20 mil expatriados que poderiam agora retornar a Grecia. Esta noticia deixou a grecia em transbordante alegria.
     Felipe II, da Macedonia alegrou-se ao receber, ao mesmo tempo, tres noticias: 1) Uma derrota infligida aos ilirios por um dos seus generais; 2) O nascimento de seu filho Alexandre; 3) A vitoria de sua parelha de cavalos, durante uma corrida de bigas, no hipodromo, nos 106 jogos olimpicos, em 356 a.C.
     Em 146 a.C., a Grecia foi conquistada pelos romanos. Os gregos da cidade de Corinto revoltaram-se contra o dominio romano. O consul Lucio mumio os derrotou e incendiou a cidade. O general romano Sulla roubou as riquezas do templo de Zeus em Olimpia; as riquezas do santuario de Apolo em Delfos e saqueou o santuario de Epidauro(cidade da Argolia), para financiar a sua guerra contra o monarca Mitridates VI do Ponto(regiao da costa da Asia Menor, banhada pelo Mar Negro. Estendia-se desde o vale do Fasis na Colchita ate o rio Halis). Em 80 a.C., na 175 olimpiada, como forma de celebrar o sucesso de sua guerra, Sulla transferiu a realizaçao dos jogos olimpicos de Olimpia para Roma(Italia). Porem depois de sua morte, em 78 a.C., os jogos retornaram a Olimpia. Durante um breve periodo da era romana, os jogos retomaram a sua vitalidade.
     O periodo romano foi de grande desvirtuamento dos ideais gregos das olimpiadas. Nobres participavam e intimidavam seus oponentes para vencer. O caso mais engraçado disso foi na corrida de quadrigas nos 211 jogos olimpicos(65 d.C.). O Imperador Nero decidiu participar e, receosos com os castigos que receberiam caso vencessem, os adversarios desistiram. O governante de Roma correu sozinho e, claro, se tornou campeao olimpico. Conquistou 1808 premios na Grecia.
     Os atletas de todas as provincias do Imperio romano competiam.
     Em 393 d.C., o Imperador Teodosio I se converteu ao evangelho e por orientaçao do Bispo Ambrosio de Milao(Italia), decretou o fim das manifestaçoes pagas, como os jogos olimpicos. Depois disto, Olimpia foi destruida por dois(2) terremotos, soterrada por enchentes e abandonada. Era o fim dos quase 1200 anos da historia dos jogos olimpicos.
     So foi redescoberta em 1776, pelo arqueologo ingles Richard Chandler. Pouco mais de um seculo depois, o alemao Ernest Curtius revelou toda a grandeza de Olimpia.
     Olimpia nunca foi uma cidade de verdade, com cidadaos ou governo. Era um lugar prospero, com estabelecimentos para refeiçoes e um alojamento. O local incluia:
    1) Estadio- Onde realizavam-se as corridas a pe, pugilismo, com capacidade para 45 mil espectadores;
     2) Ginasio- Competiçoes atleticas: salto em distancia, arremesso de dardo, disco ou lança;
     3) Hipodromo- Corridas de cavalos e corridas de bigas e quadrigas.
     Segundo a expressao de Eliano, transcrita por Jacob Burckhardt, na historia da cultua grega, volume IV: "A verdadeira meta da luta e, sem duvida, a vitoria em si; e ela, sobretudo se alcançada em Olimpia, era considerada como a mais sublime da terra, ja que garantiria ao vencedor aquilo que no fundo era ambiçao de todo o mundo grego:  "ser admirado em vida e celebrado na morte".






                              Bibliografia:
                              A Grande Enciclopedia da Vida-volume 01-de Douglas Michalany-Sao Paulo
                              A historia dos gregos- de Montanelli Indro- 2 ediçao
                              Dicionario da mitologia grega e romana- Pierre Grimal-2 ediçao

Nenhum comentário:

Postar um comentário