Páginas

domingo, 13 de janeiro de 2013

OS JOGOS PITICOS

     A focida ou Focia era uma regiao do centro da Grecia atravessada pelo grande maciço do monte parnaso. Na epoca da Grecia classica, uma parte desta localidade a que esta situada junto deste monte, tinha por nome Pyto(ou Pito). Este lugar era tambem conhecido como Delfos.
     Delfos era um recinto e um complexo de construçoes num terreno sagrado para os antigos gregos, onde se realizavam os jogos piticos(derivado do nome "Pyto") e havia um templo consagrado ao deus Apolo(um dos deuses do monte Olimpo).
     O santuario onde celebravam-se os jogos, nas encostas do monte parnaso, que media 2300 metros de altura, distante 9,5 km da cidade de Corinto, comportava um ginasio(local de teinamento de competiçoes), um estadio e um teatro com capacidade para 5 mil espectadores. Para atingi-lo subia-se 500 degraus. Ai a juventude grega entregava-se ao culto da saude, coragem e beleza.
     No ano 1154 a.C., Diomedes, heroi etolico, voltando da guerra de Troia, instituiu em Delfos, os jogos piticos em honra ao deus olimpico Apolo, que matara a serpente Piton, sendo celebrados de 9 em 9 anos. Do nome desta serpente "Piton" deriva-se o nome do deus, Apolo pitio; o nome de sua sacerdotisa, pitia ou pitonisa e o nome dos torneios-pitios ou ´piticos.
     Estes jogos ocorriam no inicio de setembro. O primeiro dia destas disputas era dedicada as cerimonias religiosas: 1) os sacerdotes acendiam a tocha perante a estatua do deus Apolo; 2) eram sacrificados animais ao idolo; 3) eram realizada uma procissao, com entoaçao de hinos, na presença dos atletas e delegaçoes oficiais.
     Depois que os delfos derrotaram os atletas criseus, em 584 a.C.(nos 67 jogos piticos), estes torneios passaram a ser realizados com frequencia, ou seja, de 4 em 4 anos, a semelhança das olimpiadas. Em homenagem ao exito destas competiçoes, foi composto um hino guerreiro denominado o 'Pean'. Depois dos jogos olimpicos, foram os mais celebres e solenes jogos da antiga Grecia. Ocorriam nos 3 anos de cada olimpiada.
     Documentos deste ano nos informam que a liga anfietonica, fez uma grande solenidade na primavera. As principais funçoes desta liga de Delfos:

    1) Dirigir as festividades da deusa Demeter, celebradas nas Termopilas, durante as colheitas;
     2) Dar maior proteçao e vigilancia ao santuario delfico;
     3) Dar maior incremento aos jogos piticos.
     So mais tarde e que foram incorporadas nas competiçoes as provas artisticas e literarias.
     Estes jogos eram semelhantes aos jogos olimpicos, exceto por nao haver corridas de quadrigas(carruagens com 4 cavalos)..
     Os compartimentos esportivos constavam de :
     1) Ginasio: jogos atleticos(lançamento de dardo, flechas, barra, salto a distancia);
     2) Estadio: corrida a pe, luta livre, pugilismo, corridas de bigas(carruagem com dois cavalos e hipismo(corrida de cavalos).
     3) Teatro: no calendario das provas, os jogos artisticos ocorriam nos primeiros dias, ficando por ultimo os concursos atleticos. Os concursos artisticos compreendiam como prova fundamental a execuçao do hino ao deus Apolo, com acompanhamento da citara, concurso de solo de flauta ,  concursos de poesias, peças teatrais; dança de meninos em roda do altar, que simbolizava a vitoria de Apolo sobre a serpente.
    4) Premios: em principio constavam de bens materiais como dinheiro, coroa de ouro, coroa de louro ou ramo de carvalho.
     5) Vencedores: eram chamados pitionicos. Como os olimpionicos, alcançavam fama nacional, tendo direitos de possuirem suas estatuas em Delfos, sendo eternizados na arte pelos poetas. Pindaro, poeta lirico grego(518-438 a.C.), nas suas odes(poemas cantados) piticas, relacionou alguns vencedores pitionicos: 1) Hieron de Etna-corrida de bigas(tomou este segundo nome, em honra a cidade de Etna); 2) Arcesiles de Cirene- corrida de bigas; 3) Megales de Atenas-corrida de bigas; 4) Aristomenes de Egina-luta livre; 5) Telesxicrato de Cirene-corrida armada.
     O lutador Milon de Crotona, sul da Italia, dos anos 532-516 a.C., venceu 5 vezes nas arenas dos jogos piticos, ou seja, dos 80 aos 84 jogos.
     Em 373 a,C., o templo da divindade Apolo, em Delfos, foi destruida por um violento terremoto, 1 ano antes da 102 olimpiada em louvor a Zeus, em Olimpia, no ano 372 a.C.  Tres(3) anos antes deste terremoto, os delfos participaram dos 119 jogos piticos em homenagem a Apolo, no ano 376 a.C.
     Estes torneios duraram ate o final do seculo IV d.C., quando o Imperador Teodosio, converteu-se ao evangelho de Jesus Cristo, a pedido dos cristaos, decretou o seu fim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário