Páginas

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

"OS HEBREUS E OS JOGOS"

O hebreus de raça semita, provinham da mesopotâmia, há mais de 5000 a.C. Eram nômades, conduziam seus rebanhos onde melhor se ofereciam pastagens. Mantinham a fé em um único Deus e prestavam obediência ao elemento mais velho da tribo, o Patriarca, que era o seu juiz, chefe e sacerdote.
     As maldições e as bênçãos proferidas pelos Patriarcas eram eficazes e obtiam por parte de Deus o cumprimento das mesmas. Os descendentes de Cão(cananeus) foram dominados pelos israelitas, descendentes de Sem. Os cananeus herdaram o caráter de seu progenitor, como pode-se observar em sua trajetória: "E começou Noé a ser lavrador da terra e plantou uma vinha. E bebeu do vinho e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez de seu pai e fê-lo saber a ambos seus irmãos fora. Então tomaram Sem e Jafé uma capa e puseram-na sobre os ombros e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai. E despertou Noé do seu vinho e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo".(Gênesis 9:20-27).
     Éber é bisneto de Sem. Abraão é um descendente de Sem, de onde procedem os hebreus: "Estes são as gerações de Sem: Sem era da idade de cem anos e gerou a Arpachade....12 e viveu Arpachade  trinta e cinco anos e gerou a Selá.....14 E viveu Selá trinta anos e gerou a Éber....24 e viveu Naor vinte e nove anos e gerou a Terá....26 E viveu Terá setenta anos e gerou a Abrão..."(Gênesis 11:10-26).
     "E a Sem nasceram filhos e ele é o pai de todos os filhos de Éber, o irmão mais velho de Jafé".(Gênesis 10:21).
     Já os descendentes da maldição proferida por Noé, tornaram-se grandes pecadores contra Deus e inimigos ferrenhos dos hebreus: 1) Egito(Gênesis 10:6; Salmos 105:23); 2) Etiópia- descendentes de Cuse(Gênesis 10:6; II Crônicas 14:9; 12:3); 3) Assíria(Gênesis 10:11); 4) Babilônia- Babel(Gênesis 10:10); 5) Filisteus(Gênesis 10:14); 6) Cananeus(Jebuseus, Amorreus, Girgaseus, Heveus,etc)-Gênesis 10:16-19. De todos estes povos, só os descendentes de Sem(Os hebreus), que originaram Judá e Israel, não adoraram os deuses através da prática dos esportes(jogos de exercícios).
O desenvolvimento cientifico da antiguidade estava sempre ligado aos problemas de ordem religiosa. Os hebreus não tinham a crença nos astros como divindades e por isso não se preocuparam em estudar nem astrologia nem astronomia, como aconteceu com outros povos daquele tempo. As artes plasticas(pinturas, esculturas) não tiveram lugar na palestina. A medicina  também não foi desenvolvida, pois eram fatalistas e acreditavam que Javé era o Senhor absoluto da vida e da morte. A fé no Todo-Poderoso levou os hebreus  a não se envolverem  e nem aperfeiçoarem os jogos e competições, exercida pelas nações politeístas.
     Antes da revelação do livro de Gênesis ao profeta Moisés, os egípcios (4000 a.C.), os cretenses(3500a.C), os babilônios e os indígenas Maias(3000a.C.), já praticavam os jogos da bola em homenagens aos deuses(demônios).
      No relato de I Crônicas capítulo 4, ocorrido em 1300a.C., os gregos estavam realizando o 1 jogo herácleo em homenagem ao deus Hércules. O Escriba e Sacerdote Esdras fez este relato no ano 430 a.C., após o cativeiro babilônico.
     Durante o acontecimento relatado no 2 livro de Reis capitulo 8 ate ao 11, sob a inspiração divina, o diabo através do deus Apolo, em Delfos(Grécia), induziu o rei Ifito a restaurar os extintos jogos em honra ao deus Hércules, na promessa de acabar com as epidemias e guerras que dizimavam os gregos do Peloponeso. Ambos fatos ocorreram em 884 a.C.. Neste ano ocorreram os 31º jogos píticos em louvor ao deus Apolo. O escritor sagrado fez este registro após a queda de Judá(ocorrido em 586 a.C.), escrevendo este capítulo por volta do ano 560 a.C.
     No ano 760 a.C., foram escritos os livros de Isaías capitulo 1, versículo 6 e o livro de Oséias capitulo 9. Neste mesmo ano, os impios gregos cultuavam Zeus, através da 5ª olimpíada. Em 700 a.C., Ezequias(728-698 a.C.), 13º rei de Judá,  cuidou em recolher e ordenar os livros sagrados que estavam espalhados, de autoria do rei Salomão, os Capitulo 25, 26 ate o 30, do livro de Provérbios, enquanto que na Grécia estavam sendo praticados os 20º jogos Olímpicos. Em 588a.C., o Espirito Santo inspirava a inscrição  de Lamentações de Jeremias e o livro do profeta Ezequiel capitulo 27 ate ao 29 e os gregos participavam dos 48º jogos olímpicos. Em 520 a.C., época em que foi escrito o livro de Ageu e Zacarias capitulo 1 e 2(Velho Testamento), foram realizados pelos gentios os 65 ºjogos olímpicos  em devoção a Zeus; os 83º jogos píticos em homenagem ao deus Apolo; os 31º jogos ístmicos , em Corinto(sul da Grécia), em honra ao deus Posseidon e os 29º jogos nemesianos , em Nemeia(Grécia), em louvor ao deus Hércules. 2 anos apos, em 518 a.C., em Atenas(Grécia), foram realizados os 131º jogos panatenaicos em honra a deusa Pala Atena.
     Quando o profeta Daniel(605-536 a.C.) estava cativo, em Babilônia, juntamente com os seus três(3) amigos Hananias, Misael e Azarias, já era praticado o jogo da bola pelos caldeus, há cerca de 3000 a.C.  A bola representava a lua, chamada deusa "Sin". Eles se recusaram  a participar do mundo idolatra em que viviam, mantendo a fidelidade ao Deus Único. No ano 605 a.C., Daniel escreveu os capítulos 1,2-versículo 6(1 ano antes da realização das 44ª olimpíadas praticadas na Grécia(em 604 a.C.). No ano 580 a. C., Daniel escreveu o capitulo 2, versículo 30 e capitulo 4, versículo 9, ano em que os gregos participaram dos 50º jogos olímpicos.
     Não há referencia no Velho Testamento e nem na historia geral, o fato dos hebreus seguirem outras nações na praticas de esportes e nenhuma construção de estádios em Judá, visto que eram edificados em adoração aos deuses(demônios) e ao culto do próprio corpo. Verificamos que só no ano 175 a.C., 02 anos apos a realização da 151ª olimpíada(Grécia), quando parte dos judeus desviou-se  do Todo-Poderoso(223 anos apos a inscrição do livro do profeta Malaquias e 602 anos depois da criação dos jogos olímpicos), estes israelitas helênicos(falantes da língua grega)-sob a direção  do sumo sacerdote Jazon-pediram permissão ao rei da Síria, Antíoco Epifanes(175-164 a.C.), para introduzirem os jogos gregos na Judeia, conforme o costume das nações. O isolamento hebraico era considerado  exagero pelos helenistas. Por outro lado, a liberdade  de costumes, de expressão e organização inflamavam os jovens hebreus, para os quais renunciar a um ideal grego era loucura.Edificaram um ginásio(local de exercícios físicos) em Jerusalém conforme o uso das nações. Aboliram a lei mosaica, envergonharam-se dos sinais da circuncisão, separaram-se da santa aliança e juntaram-se com as nações.
     Diz o historiador Flávio Josefo(37-103 d.C.), que "renunciaram aos costumes de seu pais, para abraçar a religião e a maneira de viver dos gregos, ocultaram os sinais  da circuncisão, para não poderem ser distinguidos dos gregos quando, correndo ou lutando, tivessem de se despir e abandonando assim todas as leis de seus antepassados, eles não se diferenciavam em nada das nações estrangeiras"(Historia dos Hebreus).
     O livro histórico de I Macabeus, onde contem relatos de acontecimentos políticos e atos de heroísmo da família levítica dos asmoneus ou macabeus(que governou a Judeia dos anos de 166 ate 37 a.C.), durante a guerra de independência judaica, declara o seguinte: "Naqueles dias saíram de Israel uns filhos iníquos, que seduziram muitos, dizendo: vamos e façamos aliança com as nações circunvizinhas, porque, desde que nos separamos delas, vieram sobre nos muitos males. E pareceu bem este conselho a seus olhos. Alguns do povo resolveram-se e foram ter com o rei, o qual lhes deu poder de viver segundo o costumes dos gentios. Em seguida edificaram em Jerusalém, um ginásio conforme o uso das nações. Dissimularam os sinais da circuncisão, separaram-se da santa aliança, juntaram-se com as nações
     O livro histórico de II Macabeus, resumo da grande obra de Jazon de Cirene(Africa do norte) trata principalmente  da historia judaica desde o reinado de Seleuco IV ate a morte do general Nicanor, de 175 a.C. a 161 a.C. Este livro foi escrito em 125 a.C., antes da tomada de Jerusalém no ano 70 d.C. O sumo sacerdote Jazon, filho de Simão II, que exerceu sua função no séc.II a.C., usou de sua influencia para helenizar os judeus. Persuadiu o rei Antíoco Epifanes a construção de um local para praticas de jogos e uma efebia(colégio de adolescentes) e a inscrição  dos habitantes de Jerusalém como cidadãos de Antioquia(da Síria). Em troca daria ao rei 360 talentos de prata e 80 talentos de outras rendas: "(Jazao) desde que obteve o poder começou logo a fazer passar os seus concidadãos para os costumes  dos gregos. Abolidos todos os privilégios que os reis, por um efeito de sua humanidade, tinham concedido aos judeus por meio de João, pai de Eupilmo, enviado por embaixador aos romanos a renovar a amizade e a aliança dos judeus com eles, transtornando as ordenanças legitimas dos seus compatriotas, estabelecendo costumes impios. Com ousadia fundou um ginásio debaixo da própria acrópole, obrigando os mais nobres jovens a serem educados sob o petaso(capacete do deus Hermes). Cresceu tanto o helenismo, alastrando-se os costumes pagaos, por causa da detestável  e incrível maldade do impio e nada sacerdote Jazon, que os sacerdotes perdendo o zelo pelas funções do altar, desprezando o templo, descuidando-se dos sacrifícios, correndo aos exercícios da palestra(locais de treinamento dos jogos), quando se anunciava o lançamento do disco. Não fazendo caso das honras da pátria, apreciavam muito mais as distinções dos gregos. Este procedimento produziu funestas consequencias, porque aqueles mesmos, cuja forma de viver invejavam e que em tudo queriam imitar, se tornavam seus inimigos e carrascos. Porque as violações das leis de Deus não ficam sem castigo, como futuramente pode-se observar".(II Macabeus 4:7-17).
     Estes jogos foram prestigiados, posteriormente, pelo rei Herodes, o Grande(37 a.C.-4 a.C.). Consequentemente, reverenciaram aos deuses Hércules, Júpiter e Hermes, patronos dos jogos.
     Diz o historiador Flávio Josefo, que Herodes(governador da Judeia), homenageou o futuro imperador de Roma, Otávio Augusto, com a instituição de jogos, lutas e corridas, que a partir de então se fariam a cada 5 anos em sua honra. Mandou construir um Circo(hipódromo) em Jerusalém e um grande anfiteatro fora da cidade. Estes dois edifícios eram soberbos, contrários aos costumes judaicos, que não permitiam assistir semelhantes espetáculos....mas os judeus os consideravam uma deturpação e uma corrupção da disciplina de seus antepassados"(Historia dos Hebreus)
     Tiro, uma das mais importantes cidades da Fenicia, a cada 5 anos, realizava competições esportivas em louvor a sua divindade principal chamada melkart- o mesmo Hércules dos gregos. Jazon observando que o rei  estava presente, enviou presentes ao sacrifício de Hércules, 300 dracmas de prata.(II Macabeus 4:18-20).
     Houve uma guerra civil, liderada pelos Macabeus e em 164 a.C., conseguiram expulsar as tropas sírias, oriundas do poderio de Alexandre, o Grande, exterminando definitivamente os costumes gregos no território judaico, inclusive a prática dos esportes(jogos de exercícios).

3 comentários: