Páginas

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

OS CRISTAOS E OS JOGOS

     Os cristãos faziam parte do Império Romano, mas sem os mesmos costumes,evitavam conviver com os outros, não participavam das festas pagas ou dos espetáculos(jogos), não veneravam os deuses nacionais; seu Deus não pertencia a determinada nação, diferente do deus dos romanos.
     O Imperador Domiciano(81-96 d.C.), foi um dos a possuir  o título de "senhor" e "deus" e implantou, sobretudo, no reino do oriente, o culto da deusa Roma e o culto do próprio Imperador. Nas cidades de Pérgamo, Esmirna, Éfeso e Laodicéia foram erguidas estatuas e templos para adoração.
     O Imperador Trajano nomeou o general Plínio com o título de "Augusto"(Altíssimo), com autoridade de reorganizar a província da Bitínia, nos anos de 109 a 111 d.C. Em 111 d.C., foram trazidos perante ele, cidadãos chamados cristãos, termo reprovável , cuja sentença era a morte. Alguns acusados de serem cristãos, para livrar-se da morte e serem libertos, foram obrigados a invocar os nomes dos deuses(Júpiter, Roma, Apolo, etc), participar de seus rituais religiosos e por fim, teriam que ofender o nome de Cristo. Muitos temendo a morte, aceitaram, outros não.
     Os romanos do seculo III d.C., declararam os cristãos como os piores inimigos do Império Romano, acusando-os de perturbarem os deuses  não oferecendo sacrifícios aos mesmos, colocando em risco a republica romana. Apesar disso, o cristianismo cresceu tanto que a sua composição não era só de pessoas da baixa sociedade, contando agora, com membros da alta sociedade. Isto ocorreu tanto no Ocidente(língua latina) como no Oriente(língua grega). Devido a este fato, Tertuliano (155-230 d.C.), um dos Pais da Igreja, escreveu: " Não se nasce cristão, torna-se".
      "Somos de ontem e já preenchemos tudo o que tendes: os campos, as tribos, os corpos militares de cavalaria e infantaria, o palácio, o Senado, o fórum. Somente deixamos os templos para vos(romanos)"
     Entre os anos de 64 a 313 d.C., num período de 249 anos, podemos destacar o quadro geral das principais perseguições:
     I) sec.I d.C.- 06 anos de perseguições(64-70 d.C.) e 29  anos de paz aos cristãos(71-100 d.C.)
     II) sec.II d.C.- 86 anos de perseguições(101-187 d.C.) e 12 anos de paz aos cristãos(188-200 d.C.)
     III) sec.III d.C.-24 anos de perseguições(201-225 d.C.) e 74 anos de paz aos cristãos(201-225 d.C.)
     IV) sec IV d.C.-12 anos de perseguições(301-313 d.C.).
     Os romanos adoravam seus deuses com a pratica de seus jogos: a) estádios(corridas a pé, lutas, lançamento de dardo e disco, etc); b)Circos ou hipódromos(corridas de bigas, corridas de cavalos); c) anfiteatro(combates de gladiadores, feras contra feras,etc)
     Os torneios esportivos atraiam fama, prestigio e o louvor por parte da plateia em todas estas competições. A paixão pelos aplausos do povo levavam os jóqueis a se oferecerem como voluntários. Muitos homens por espirito  de bravura matriculavam-se nas escolas de gladiadores, que já existiam em Roma desde 105 a.C. No Império Romano, funcionavam 4 escolas, alem de outras pela Itália e 1 em Alexandria(Egito).
     Os vencedores tanto no combate de gladiadores como nas corridas de bigas, hipismo ou nas corridas a pé,etc. recebiam honrarias, prêmios em dinheiro, vantagens e ate a liberdade. A gloria em caso de vitoria falava mais alto na vida dos competidores. Seus nomes eram louvados pelos admiradores; escritos nas paredes. Os poetas cantavam-nos em poemas. Pintores faziam-lhes  os retratos. Escultores faziam-lhes estatuas de  pedras, alem de receberem a paixão das mulheres.
     A maioria dos romanos defendia a luta de gladiadores, justificando que eram homens condenados por crimes sérios e que seus sofrimentos ensinavam a plateia, servindo de exemplo e que a coragem com que esses homens  enfrentariam a morte, lembravam a bravura que os gregos  de Esparta lutavam ferozmente combatendo numa batalha.
     Os Imperadores condenavam as arenas do anfiteatro, os assassinos, os ladroes, os incendiários, os rebeldes e os hereges, ou seja, contrários a religião romana. Como os cristãos se recusavam a adorar o Imperador como deus e rejeitavam os deuses nacionais, como castigo, eram sentenciados a morrerem nas arenas. Na véspera dos combates, os cristãos participavam da ultima ceia do Senhor.
     O Bispo Eusébio de Cesareia(263-340 d.C.), um dos Pais da Igreja, relatou que uma das maneiras de condenarem os discípulos de Cristo a morte, era manda-los ao combate do jogo do soco, atualmente conhecido como pugilismo ou boxe: " Depois disto, este juiz que era terrível inventor de desgraças e particularmente engenhoso em novos dispositivos contra a doutrina de Cristo, planejou torturas contra os cristãos como nunca antes tinha-se ouvido. Ele condenou três ao combate do pugilismo"(Historia  Eclesiastica)
     O Imperador Caio Júlio Vero Maximino Trax(235-238 d.C.) condenou mais cristãos a participarem dos jogos do soco. Eles se recusavam a participarem dos treinos, por lembrarem das palavras do Apostolo Paulo: "As quais tem, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntaria, humildade e em disciplina do corpo(culto do corpo), mas não são de valor algum, senão para a satisfação da carne".(Colossenses 2:23).
     ..."E todo aquele que luta(no pugilismo) de tudo se abstém: eles(impios) o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nos(cristãos), porem, uma(coroa) incorruptível..."(I Corintios 9:25-27).
     "Nem isso foi o bastante que suportaram tais desgraças fossem privados de um dos seus olhos, mas os nativos da palestina, que também já mencionamos como condenados a combates de pugilismo, visto que não consentiriam ser sustentados pela tesouraria imperial, nem passariam pelos exercícios preparatorios ao combate".
     ..."Pois quando os idolatras de todos os lugares estavam perto de celebrar seus costumeiros jogos e festas, era muito divulgado no estrangeiro o fato de que alem de outras apresentaçoes com que estavam tao grandemente encantados, aqueles que se encontravam condenados as bestas selvagens seriam exibição do combate....houve seis jovens que....para provar  a grande espontaneidade que tinham em sofrer o martírio, os quais foram ao anfiteatro e se declararam cristãos"(Historia  Eclesiastica-Eusébio de Cesareia).
     No ano 200 d.C., Tertuliano escreveu uma obra intitulada "De Spetaculis"(Os Espetáculos), condenando os jogos do Circo(hipódromo), do estadio e do anfiteatro e a proibição dos cristãos de neles participar.

     Sobre os jogos, destacamos o que disseram os Pais da Igreja:
     Marco Minuncio Félix(defensor cristão-200 d.C.): "Nos , que somos juizes por nossos costumes e nosso sentido do pudor, com razão nos abstemos dos maus prazeres, de suas cerimonias e espetáculos, cuja origem sagrada conhecemos e cujos prejudiciais encantos condenamos. Quem não se horroriza ao ver nas carreiras de carroças(bigas), a loucura do povo disputando uns com os outros ou nas lutas de gladiadores, uma verdadeira escola de homicidio?"
     Lactancio(autor cristão-304-313 d.C.): "As celebrações dos jogos são festividades em honra  aos deuses, pois elas foram instituídas  devido a data de seu nascimento ou a dedicação de novos templos...portanto, se alguem esta presente nos espetáculos nos quais se reúnem os homens por causa  de sua religião, desviou-se da adoração de Deus".
     Clemente de Alexandria(195 d.C.): "Não sem razão  alguem poderia chamar os estádios e aos teatros 'escolas de doenças', pois ali há também um conselho(Salmos1:1) que trama o mal contra o justo, razão pela qual e maldita esta assembleia de condena ao justo"
     Tertuliano(197 d.C.): "Tudo zelo na busca de gloria e honra esta morto em nos....entre nos nunca se diz, vê ou escuta nada que tenha algo em comum com a loucura do Circo(hipódromo), a desonestidade do teatro, as atrocidades da arena(anfiteatro) ou o exercício inútil do campo de luta livre(estadio). Por que  se ofendem conosco se diferimos(discordamos) de vocês(romanos) quanto a seus prazeres?"
     Tertuliano(197 d.C.): "Muito menos pode pertubar-nos a festa dos espetáculos, porque igualmente renunciamos  estas festas, como sua origem supersticiosa e as ações  com que se celebram. Que pode esperar  nosso desejo do circo(hipódromo)? que tem que ouvir nossos ouvidos nas torpezas do teatro? que tem que ver nossos olhos na atrocidade  com que as feras despedaçam homens na arena(anfiteatro)? que tem que aprender  nosso atendimento na vaidade das ações do visto? em que lhes ofendemos por presumir que há outros prazeres mais gostosos do que seus jogos?"
     Clemente de Alexandria(195 d.C.): "Mas, se me dizem que tomam os espetáculos como um tipo de jogo, a modo de passatempo, eu afirmo que não são prudentes  aquelas cidades que tomam os jogos em serie. Não, já não são jogos essa cruel ambição de gloria, que chega ao extremo da morte, também não a cobiça de vaidades, nem esses irracionais luxos e gastos sem sentido"
     Durante os 12 anos sem perseguição aos cristãos, Tertuliano, no ano 197 d.C., revelou que era melhor estar na prisão do que conviver com a euforia dos jogos e espetáculos romanos: "No carcere não te atingira a gritaria dos espetáculos, nem as atrocidades, nem o furor, nem a obscenidade de atores e espectadores. Teus olhos não chocarão  com os sujos lugares de libertinagem publica".
     No ano 200 d.C., um adversário do evangelho censurou o defensor do cristianismo Marco Félix: "Vocês(os cristãos) não assistem aos jogos de exercícios(esportivos). Não tem nenhum interesse  nas diversões. Recusam os banquetes e aborrecem os jogos sagrados...assim pobres que são, nem ressuscitarão de entre os mortos nem desfrutarão da vida agora. Desta maneira, se tem vocês sensatez  ou juízo algum, deixem de fixar-se nos céus , nos destinos e segredos do mundo".
     No ano 393 d.C., o Bispo Ambrósio de Milão(Italia), aproveitando a conversão do Imperador Teodósio I, ao evangelho de Jesus Cristo, pediu ao monarca a abolição de todos os jogos de competição no vasto Império Romano. Os jogos do anfiteatro, dos Circos, dos estádios gregos, os jogos olímpicos, etc tiveram o seu fim. O ser humano deixou de ser exaltado e glorificado, através dos jogos, dando lugar a glorificaçao a pessoa do Senhor Jesus Cristo.




                                     Bibliografia:
                       
                                      "As perseguições aos Cristãos no império romano"(sec.I-IV)-de Diogo P.da silva
                                       Dicionario da igreja primitiva
                                       Perseguições(Historia de Roma)
                                        Bíblia Sagrada    

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário