Páginas

sábado, 19 de janeiro de 2013

OS JOGOS PANATENAICOS

     Eram disputas esportivas incluidas nas cerimonias religiosas da cidade de Atenas(Grecia central), em devoçao a deusa Pala Atena.
     Pala Atena ou Ateneia era a deusa virgem, segundo a mitologia grega, regente das artes domesticas, da sabedoria e da guerra. Atena nasceu ja adulta, na ocasiao em que Zeus teve uma forte dor de cabeça. Sob a proteçao dessa divindade, floresceu a cidade de Atenas, em sua epoca brilhante. Dizia-se que ganhou a devoçao dos atenienses, quando presenteou a humanidade com a oliveira, arvore principal da Atica(Grecia).
     Quando Teseu conseguiu a unidade politica da Grecia, criou uma festa nacional nesta cidade, em honra a esta deusa, protetora da metropole, chamada festa Atenesia.
     Para tais jogos, foram construidas edificaçoes propicias para realizaçoes de tais espetaculos:
     1) Ginasios- Era propriedade do Estado e possuia acomodaçoes para os espectadores, recintos para massagem, unçao, banhos publicos, e discussoes filosoficas. Situava-se nas proximidades de rios, bosques, colinas, etc  Fontes, estatuas, vestuario e outras dependencias completavam o conjunto da obra, tendo em vista dar-lhe beleza e conforto. Em Atenas, existiam tres(3): 1) Academia; 2) Quinosarge; 3)Liceu- assim chamado devido a proximidade ao templo do deus Apolo Licio. As competiçoes de nataçao ocorriam  principalmente nos rios, onde eram comumente construidos os ginasios. Nataçao e a arte de salvar vidas ou a si mesmo. Os gregos a transformavam em esporte, desde o momento em que usavam este recurso para demonstar quem era o melhor dentre os homens, provocando o sentimento de exaltaçao e superioridade entre eles.
    2) Palestras- Normalmente era um recinto privado com dimensoes limitadas, de forma quadrada ou retangular, servindo para a pratica de exercicios em geral, sobretudo, para a luta, pugilato e pancracio. Alguns dispunham de pistas cobertas e recintos adequados para o jogo da bola. Hermes e Hercules eram os deuses mais glorificados na Palestra. Mais tarde, a Palestra seria absorvida pelo ginasio, nele se integrando. Com a dominaçao romana. foram transformados em termas(banhos publicos). Os ginasios e as Palestras constituiam os edificios mais importantes de qualquer comunidade grega. As cidades desprovidas destes locais, mesmo nas colonias, eram consideras barbaras(sem civilizaçao).
     3) Estadio- Local para a pratica de competiçoes, principalmente corridas a pe, salto em distancia, arremesso de dardo e disco, luta, pugilismo, etc.
    4) Hipodromo- Local com disposiçao identica ao estadio, reservado para as provas de corridas de cavalos e as corridas de bigas e quadrigas.
     Para homenagear a divindade Pala Atena, eram realizadas as Pequenas e as Grandes Panateneias ou Ateneias. As Pequenas ateneias eram festas anuais(realizadas no mes de julho) e as Grandes ateneias, eram realizadas de 4 em 4 anos, em fins do mes de julho e principio de agosto, com duraçao de 4 dias.
     Durante o governo de Psistrato(605? a.C.-527 a.C.), tirano e chefe do partido popular de Atenas, em 566 a.C., deu a festa de de Atenesia carater pan-helenico. Juntou o prefixo 'panthos'(tudo por Atenas), passando desde entao, a chamar-se panateneias. Neste mesmo ano, os gregos da cidade de Corinto realizavam os 8 jogos istimicos em louvor ao deus Posseidon e os gregos da cidade de Nemeia(Argolia) praticavam os 6 jogos nemesianos em adoraçao ao deus Hercules.
     Durante a cerimonia de abertura das Grandes Ateneias, passava por Atenas um navio enfeitado pelo veu da deusa, um rico manto bordado pelas mais habeis fiandeiras, tecelas e jovens das mais tradicionais familias atenienses. As mulheres carregavam cestos com utensilios para os sacrificios; os rapazes, vasos com oleo e vinho e os velhos, ramos de oliveira.
     Cada tribo da Grecia homenageava a deusa Atena, sacrificando um boi, cuja carne era em seguida distribuida ao povo. Alem dos grandes sacrificios e ritos religiosos, eram promovidos concurso de beleza para escolher o rapaz mais forte e bonito, eventos artisticos, ataque e defesa, etc. Cada uma das 10 divisoes(10 distritos) eram representado por 24 homens escolhidos pela saude, vigor e beleza. Cabia um premio aos 24 vencedores que mais impressionassem pela "beleza corporal". O primeiro colocado nos jogos recebia 300 dracmas. O segundo colocado recebia 200 dracmas. O vencedor na corrida da corrida do estadio das panateneias recebia 40 cantaros de azeite de oliva feito com fruto das oliveiras sagradas e uma coroa de oliveira.
     Os jogos panatenaicos, como festa nacional e religiosa, eram constituidos de competiçoes atleticas e representaçoes no teatro Odeon, onde efetuavam concursos musicais, canto, lira, citara, harpa, flauta, danças e tambem declamaçoes das obras dos poetas nacionais, principalmente Homero. Alguns versos, traduzidos em prosa, expressando a confiaça do povo em sua deusa: "Eu canto primeiramente a Pala Atena, a deusa sublime/ Glauco: sao os meus olhos e grande a sua inteligencia, inflexivel a sua vontade/ casta e a donzela, forte e energica para proteger o seu povo".
     A partir de 432 a.C., a Acropole foi dominada pela enorme figura do Pathernon, que substituiu um templo de Atena anterior destruido pela invasao das tropas persas, sob o comando do rei Xerxes, em 480 a,C. O Pathernon, um dos templos gregos de maior tamanho(media 69 metros de altura), foi idealizado pelos arquitetos Ictino e Calicrates e construido pelo celebre escultor Fidias(490-431 a.C.). A estatua da deusa media 12 metros(438 a.C.), em cujas  vestes foram aproveitadas 4 toneladas de ouro. O templo era contornado por colunatas doricas, tendo nas extremidades porticas rematadas por frontoes. Nestes, salientavam-se 48 estatuas de varios deuses e deusas. O Pathernon foi edificado com marmore local decorado com um notavel friso(moldura) que mostrava a procissao, momento culminante dos jogos panatenaicos. Levou 15 anos para ficar pronto(447-432 a.C.).
     A procissao partia do ceramico e percorria toda a cidade levando a Acropole, onde estava a sacerdotisa da deusa Atena, o peplo sagrado: tunica ricamente bordada para vestir a imagem da protetora da cidade. Atenas inteira tomava parte no cortejo, a testa da qual seguia os magistrados, os sacerdotes, e os sacrificadores. Seguia-se a multidao composta de velhos, jovens, cidadaos e estrangeiros radicados com as respectivas familias. A cavalaria ateninese fechava o cortejo. Essas festividades tinham por objetivo pedir a deusa o aumento da fecundidade do solo e do homem.
     Quando as cidades jonicas cairam sob o dominio persa(496-493 a.C.), muitos intelectuais da epoca(poetas, filosofos, escultores e arquitetos) se refugiaram em Atenas. Levaram consigo muitos manuscritos antigos dos poemas de Homero(850-800 a.C.), poeta epico grego, que se supoe ter vivido em Mileto. Foram incluidos nas competiçoes, torneios artisticos e literarios, inclusive declamaçoes das obras deste poeta nos jogos panatenaicos. Era entregue um premio ao melhor declamador. Os cidadaos torciam pelos atletas e poetas nos torneios.
     Antes mesmo da criaçao das panateneias, os atenienses treinavam intensamente para vencerem nos outros jogos existentes na Grecia, como : jogos olimpicos, piticos, nemesianos e istmicos. Os jogos panatenaicos foram criados dois(2) anos apos a 53 olimpiada e dois(2) anos apos os 71 jogos piticos, em Delfos.
     O atleta Megales de Atenas, segundo o poeta lirico grego Pindaro(518-438 a.C.) venceu uma corrida de bigas(carruagem puxada por 2 cavalos) nos jogos piticos, em Delfos, em honra ao deus Apolo. Teve direito a  fama nacional, obtendo uma estatua sua nesta cidade. Pindaro fez uma ode(composiçao em verso a ser cantada) em sua homenagem.
     No ano 696 a.C., ocorreu a primeira vitoria de um ateniense na prova do pentatlo(corrida, salto a distancia, lançamento de dardo e disco, luta) no estadio dos jogos olimpicos(Grecia do sul) em honra a Zeus. Atribue-se a Erictomas, rei de Atenas, ter sido o primeiro a atrelar, em 1550 a.C., quatro(4) cavalos a sua carruagem (quadriga) de guerra.
     Ate o ano 596 a.C., a cidade de Atenas dava uma pensao aos atletas vencedores das olimpiadas. Solon, antes de obter o poder politico nesta cidade, tinha oferecido 500 dracmas, uma pequena foruna na epoca, para o ateniense que conseguisse vencer nos jogos olimpicos, conquistando um titulo de gloria para a cidade. No ano 592 a.C.(47 olimpiada), quando ja era estadista e legislador, com 48 anos, resolveu reduzir a soma em dinheiro que o governo concedia aos campeoes olimpicos, pois jugava-os cidadaos inuteis, ate mesmo perigosos.
    O Pireu, porto e base naval cosmopolita, localizado no sudoeste de Atenas, construido em 450 a.C., ao pe da colina de Munychia, no golfo de Egina, era onde iam os navios de toda a parte levando mercadorias e de onde partiam grandes linhas de navegaçoes para as regioes mais longinquas. Neste porto foi construido uma estatua de Pala Atena, em 350 a.C., toda em bronze com dois(2) metros e 44 centimetros de altura. Foi planejado pelo politico ateniense Temistocles(524-460 a.C.), em 490 a.C., e construido na epoca do estadista ateniense Pericles(495-429 a.C.). Por ocasiao dos jogos panatenaicos quadrienais, eram realizadas no Pireu a competiçao de "Regatas", ou seja, disputas de trirremes(embarcaçoes com 3 remos) e quadrirremes(embarcaçoes com 4 remos), pelejando pelo premio de velocidade nas aguas. Estas competiçoes originaram ao iatismo e a canoagem dos dias atuais.
     Em 348 a.C., ano da 108 olimpiada, Licurgo(396-324 a.C.), orador e politico ateniense, construiu o estadio de Atenas, destinado aos jogos panatenaicos. Em 181 d.C., ano da 240 olimpiada, Herodes Atico(Governador romano) mandou reconstruir  este estadio das panateneias, que Licurgo fizera edificar cerca de 500 anos antes. Revestiu-o de marmore das jazigas do pentelico, fazendo dele a praça de jogos mais suntuosa do mundo antigo e mesmo do moderno, quando foi outra vez restaurado para os jogos olimpicos de 1896.
     O programa de atletismo em Atenas, incluia-se a prova de revezamento chamada "lampadromia" ou "corrida das tochas". Cada equipe era formada por 40 atletas, dispostos a 25 metros uns dos outros cobriam a distancia que ia da muralha da cidade ao altar do tita Prometeu. A tocha passava de mao em mao e a chama nao podia se apagar. Vencia a equipe que conseguisse acender a fogueira colocada no marco de chegada.
     Em 59 d.C., enquanto os atenienses estavam envolvidos na histeria e idolatria dos jogos em louvor a Pala Atena, na Grecia, o Espirito Santo inspirava o Apostolo Paulo a escrever a I Epistola aos corintos, exortando-os a santidade e obediencia ao evangelho de Jesus Cristo.
     Com o reinado do Imperador Adriano(117-138 d.C.), Atenas conheceu grande transformaçao. Empreendeu grandes obras, sobretudo, a construçao do templo de Zeus olimpico. Instituiu-se tambem, com sede nesta cidade, um novo festival de jogos pan-helenicos.
     Em 1922, foi descoberto um baixo-relevo em uma parede construida por Temistocles, em Atenas, que mostra 6 jovens praticando um jogo semelhante ao hoquei atual. Um relevo do museu de Atenas mostra-nos de um lado uma luta e de outro lado, um torneio de hoquei. Em outro relevo(mural) antigo, vemos homens batendo bola contra o chao ou a parede e fazendo-a pular por meio de golpes com a palma da mao. Nao sabemos se os jogadores faziam isto em turnos, como no moderno handball.
     A maioria das estruturas da Acropole de Atenas hoje sao ruinas. No entanto, ainda estao de pe: 1) Propileu- o portal para a parte sagrada da Acropole; 2) o Erecteion- templo dos deuses do campo; 3) Templo de Atena Nike, simbolismo da harmonia do Estado de Atenas.
     Os atenienses realizaram ate o ano 391 d.C., 240 jogos panatenaicos, nao havendo mais possiblidades de realiza-los devido a proibiçao imposta pelo Imperador Teodosio I, em 393 d.C., com a implantaçao do evangelho em todo o imperio romano. A exaltaçao do corpo e glorificaçao dos atletas nao se encaixavam na doutrina da religiao crista.


                                              Bibliografia.
                          wickipedia/Panateneias
                          Historia da Grecia-antiguidade classica I-2 ediçao-Mario Giordani Curtis
                          Historia geral das civilizaçoes-volume 02-de Maurice Crouzet-1993
                          Herois, deuses, super-homens-as grandes conquistas esportivas-de Walter Umminger-1968-S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário