Páginas

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

JOGOS DE BOLA NA AMERICA PRE-COLOMBIANA- III PARTE

                      " ORIGINARIO DA AMERICA DO NORTE "?
     Tao numerosos que sao os contos indigenas, com os quais geraçao apos geraçao de jovens se entusiasma em todo o mundo, quao raros sao os documentos autenticos sobre a vida e as atividades dos indios da America do Norte. Na primeira metado do seculo XIX, quando era mais arriscado ser amigo do que inimigo dos indios, George Catlin estava entre os poucos homens brancos, procurando a amizade dos indigenas e durante muitos anos conviveu com varias tribos, cujos modos e costumes registrou em desenho e relato.
     Um desses relatos bem vivos e realistas, datado de 1832, trata dos indios Choctaw e diz: " Pouco apos o cair da noite, o povo, empunhando tochas, desloca-se do seu acampamento para o campo de jogo, onde os jogadores se acercam dos seus gols. Logo mais começam os preparativos do jogo, acompanhado pelo rufar dos tambores e o canto das mulheres. Cada equipe, em seus trajes de jogo, dança por uns 15 minutos, ao redor do gol, batendo fortemente com as raquetas e cantando a toda voz, enquanto as mulheres de cada equipe formam duas filas;  elas tambem se movimentam em monotono compasso de dança e acompanham o canto dos homens, implorando ao "Grande Espirito" para que desse a vitoria ao seu time e exortando aos jogadores a empenhar todos os seus esforços na luta que esta sendo preparada. No intervalo de tempo, quatro(4) anciaos, sacerdotes-medicos, aos quais competem iniciar o jogo, lançam a bola no campo e funcionam como arbitros durante o desenrolar dele, sentam no lugar de onde a bola sera lançada; eles fumam ativamente em homenagem ao 'Grande Espirito', cuja graça imploram para que possam exercer seu elevado cargo com justiça e imparcialidade. Essa dança e repetida de 30 em 30 minutos e continua pela noite toda; dessa maneira os jogadores se preparam para a partida a ser iniciada as 9 horas da manha seguinte".
     No que se refere ao jogo, cuja duraçao vai ate uma(1) antes do por do sol, Catlin afirma nao te-lo assistido e que ninguem podia fazer dele qualquer ideia. Os participantes somavam de 800 ate 1000 jovens. Seus trajes consistiam numa tanga presa com um  imponente cinto de miçangas, ostentando uma cauda feita de crina de cavalo branco ou penas de aves; no pescoço traziam uma juba de crina de cavalo tingida de varias cores. Em cada mao seguravam uma raqueta para apanhar e jogar a bola, feita de borracha com enchimento de musgo. Era proibido bater a bola ou toca-la com as maos. Na vespera mediu-se cerimonialmente, o campo de jogo, cujo comprimento era de uns 150 metros; os gols foram marcados por dois postes de 7,50 metros de altura, colocados numa distancia de 1,80 metros e coroados por uma trave. O time que conseguisse marcar 100 gols era o vencedor e recebia o premio. O jogo era acompanhado de numerosos atos rituais, tais como danças, sacrificios, sangrias e outros tabus; alem disso representava um cerimonial magico-religioso em si, indispensavel ao bem-estar da tribo e ao mundo todo.
     O jogo da bola fora difundido, em diversas variaçoes, em todo o leste do continente norte-americano, ate aos Grandes Lagos, no atual territorio canadense. Um bom jogador gozava do mesmo apreço que um eximio guerreiro, pois, ao praticarem esse jogo, os mortais imitavam a luta celeste do sol e o vencedor adquiria forças magicas para a realizaçao de feitos extraordinarios. Segundo um certo conto dos Algonquinos, habitantes da regiao norte dos Grandes Lagos, o jogo da bola fora inventado por "Manabush", rei do sol, cujo irmao fora raptado e morto pelas forças das trevas. 'Manabush' apelou para um jogo de bola entre seres celestes, os "fazedores do trovao", conduzidos por uma aguia de ouro e os 'Anamakiu', demonios das trevas, chefiados por dois(2) caciques em forma de urso. No desenrolar do jogo, Manabush matou osdois(2) principes-ursos, cujos partidarios recorreram entao a um grande diluvio para perseguir Manabush. Os Astecas tambem conheciam a comparaçao da aguia com o diluvio de escuridao, tragando a terra. Alias, ha muito paralelo entre este conto norte-americano, o mito dos Quiches centro-americano e as crenças dos Uitotos sul-americanos.
     Portanto, nas tres(3) Americas era um so o principio basico do culto do jogo da bola, o qual essencialmente determinou a ideologia indiana a partir do interior brasileiro ate o Canada. E foi no jogo de bola, conforme praticado pelos astecas, que essas diversas variaçoes e modalidades se juntaram e encontraram a expressao maxima e definitiva, com seu requinte interior. Outra prova desse processo evolutivo esta contido naqueles misteriosos discos de pedra ainda desconhecidos dos Maias. No povo dos Chotak, cujo jogo da bola George Catlin descreveu de maneira tao viva e expressiva, os discos de pedra, considerados como simbolos do ceu, eram conservados com o maior cuidado e passavam de geraçao em geraçao. Os Choctaw devotavam-lhe veneraçao religiosa; nao eram propriedade particular, mas de toda a comunidade. Catlin nao fala de outro jogo relacionado com esses discos; no entanto, os indios Muskogi, aos quais pertenceram os Choctaw, praticaram o "chung-ke" ou "Chunkey". Nesse ultimo jogo os discos de pedra, com um furo no centro, rolavam sobre uma area lisa no chao e os jogadores deviam acertar com suas lanças no furo. Os Muskogi reservaram no meio de suas aldeias um campo especial para a celebraçao desse jogo, sendo circuncidado por um muro retangular; na entrada e saida abertas havia uma especie de plataforma colocada em cima de uma casa de madeira. Bem no centro da praça erguia-se um poste, servindo de alvo para flechas. Junto a cada canto do patio, havia uma coluna mais baixa, onde eram amarrados os prisioneiros a serem queimados. Portanto, o celebre poste dos martirios pertencia aos requisitos do jogo. Os heroicos Winnetou e Old Shatterhand, atados a eles olharam corajosamente a morte. Habitualmente, essas colunas eram decoradas  com os cranios dos inimigos mortos, lembrando ali a piramide dos cranios, expressao maxima e drastica do divino jogo dos Astecas, em seu mais alto e requintado grau de perfeiçao. O anel de pedra do jogo "Chung ke", obviamente, fora adotado pelos astecas, povo que do norte emigrara para a America Central da mesma forma que os indios norte-americanos, os astecas consideravam o anel um simbolo celeste e o enfeitavam com figuras e desenhos simbolicos. O jogo "Chung-ke" simbolizava basicamente a criaçao do mundo e da humanidade.
     Com a conquista do Mexico e do Peru pelos espanhois, os dois principais berços da civilizaçao aborigene(Astecas e Incas) cairam nas maos dos espanhois.
     No entanto, ao norte, civilizaçoes americanas menos desenvolvidas sobreviveram varios seculos no sudoeste dos EUA. Proximo a 1200 d.C.(seculo XIII), os povos Hohokans, no Arizona do sul e Sonora do norte, moravam em aldeias agricolas cujos campos possuiam sistema de irrigaçao nesta paisagem desertica. Em direçao ao leste dos Hohokans, no Novo Mexico e Arizona Ocidental, desenvolvia-se outro grupo chamado Mogollons, com casas amuralhadas de pedras e habitaçoes cerimoniais semi-subterraneas ou Kivas. Os vestigios mais extraordinarios da civilizaçao da America do norte pertencem a um terceiro grupo, os Anazins, estabelecidos ao norte dos Mongollons e Hohokans. Os Anazins moravam em construçoes de varios andares protegidos por torres de observaçao. O mais famoso desses assentamentos, Pueblo Bonito, no desfiladeiro do Chaco, alojava uma populaçao aproximada de 1200 pessoas em 800 habitaçoes distribuidas dentro das muralhas exteriores em forma de "D", de quatro andares de altura. Ao redor do ano 700 d.C., as influencias mexicanas foram evidentes. Essas tres culturas tiveram contato com o Mexico, sendo possivel que os primeiros hohokans fossem imigrantes desse lugar. As escavaçoes nos assentamentos de Snakrtown e Pueblo Grande tem revelado Canchas, ou seja, pistas preparadas em terreno plano para o jogo da bola ritual e inclusive bolas de borracha elaboradas com latex importado do Mexico, onde tambem se obtinha sinos de cobre fabricado com o metodo de fundiçao chamado "Cera Perdida". Esses jogos, como sempre, feitos em rituais religiosos, identificava estas tres(3) civilizaçoes norte-americanas com as centro-americanas.
     Por volta do seculo XVI, viviam na regiao povos como os Apaches, Sioux, Navajos, Comanches, Moicanos, Iroqueses e outros. Juntos, eles totalizavam cerca de 10 milhoes de pessoas, distribuidas por dezenas de grupos linguisticos e centenas de tribos.
     A deteriorizaçao do clima trouxe a decadencia e o abandono dos povos indigenas do sudoeste, nos seculos XIV e XV, porem suas ruinas  sobreviveram ate hoje como um dos monumentos pre-historicos mais supreendentes da America do Norte.

                                                     Bibliografia
                        
                                       Atlas da Historia Universal-The Times- de Scarre Chis Dr.
                                       Herois, deuses, super-homens-As Grandes Conquistas Esportivas- De walter Umminger-1968-Sao Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário